Niterói tem mais de 16% da população vacinada contra covid-19

Até o momento, quase 26 mil pessoas receberam a segunda dose da vacina contra covid-19 em Niterói - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói já tem 16% de sua população vacinada contra covid-19, média quase duas vezes superior à do Brasil (7,9%). O desempenho, segundo informações divulgadas na noite desta segunda-feira, pela prefeitura, também é melhor que do Estado do Rio de Janeiro, que imunizou 9,2% dos fluminenses. Até o dia de hoje, mais de 85 mil pessoas já receberam a primeira dose na cidade.

Na terça, continua a vacinação de idosos com mais de 68 anos. Ainda nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde disse que apresentará uma atualização do calendário de vacinação para o período de 9 a 24 de abril.

São mais de 85 mil pessoas - entre profissionais da saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas e quilombolas - imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. A segunda dose já foi administrada em 25.872 pessoas.

O prefeito Axel Grael reforçou que existem duas formas de combater o avanço desta doença, que é a vacinação e o distanciamento social. Ele destacou, ainda, o diálogo da prefeitura com os diferentes setores da economia da cidade.

“Começamos hoje a vigência de um novo decreto que prorrogou as medidas de restrição até o próximo dia 12, com algumas mudanças importantes para que a gente possa manter a nossa mobilização no enfrentamento a essa pandemia. Temos acompanhado de perto e dialogado com diferentes setores da sociedade, porque entendemos e somos solidários com as dificuldades em função das restrições. Mas é fundamental, neste momento, para conseguirmos manter o controle dos números da covid-19 e evitar uma sobrecarga na rede de saúde. Precisamos da ajuda da população para que todos fiquem em casa e evitem aglomerações”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que a taxa de ocupação para leitos exclusivos de UTI para covid-19 na cidade está em torno de 90%, e em cerca de 80% de leitos clínicos para tratamento da doença, seja na rede pública ou privada.

Ele lembrou que Niterói, ao lado dos municípios de Maricá, Rio de Janeiro e Itaguaí, terá um novo calendário de vacinação que vai valer a partir do próximo dia 26. Rodrigo Oliveira disse que em breve será divulgado o calendário que seguirá até o dia 24 deste mês, quando todos os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde deverão estar vacinados, para então, iniciar esta nova fase, de forma planejada de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde.