João Filipe Barbieri, apontado como um dos maiores traficantes de armas do mundo, foi preso nesta quarta-feira em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Ele estava cumprindo pena, mas conseguiu fugir em novembro do ano passado por meio de um alvará falso.
De acordo com a Polícia Civil, Barbieri era um dos principais integrantes da quadrilha, responsável por enviar milhares de fuzis para o Brasil. Segundo as investigações, as armas eram escondidas em aquecedores de piscina. Ele foi preso, em 2017, e estava em um presídio em Bangu, na Zona Oeste do Rio, até conseguir escapar.
"A prisão foi muito importante e foi uma resposta rápida da Polícia Civil, uma vez que não poderíamos deixar esse criminoso em liberdade para, consequentemente, voltar a abastecer comunidades do Rio de Janeiro com armas de fogo", destacou o diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), delegado Felipe Curi.
De acordo com o titular da DC-Polinter, delegado Mauro César, o criminoso esteve em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo antes de voltar ao Rio para tentar receber uma quantia em dinheiro.
"Com o desmantelamento do esquema, o criminoso acabou ficando sem dinheiro e voltou para cobrar uma dívida de uma negociação antiga. As equipes monitoraram e esperaram o melhor momento para prendê-lo, sem nenhum efeito colateral", pontuou.
Traficante internacional de armas é preso em Piratininga

João Filipe Barbieri foi preso em uma casa em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói - Foto: Reprodução / TV Globo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura