Niterói terá 1º simpósio sobre canoa havaiana no fim do mês

O desenvolvimento da modalidade canoa havaiana será tema do evento nos próximos dia 29 e 30 - Foto: Divulgação/Arquivo

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O 1º Simpósio Niteroiense de Va'a, que vai discutir o desenvolvimento da modalidade, conhecida como canoa havaiana ou canoa polinésia, será realizado em Niterói nos próximos dias 29 e 30. O evento, planejado para ocorrer de forma 90% virtual, acontece na casa de eventos Vila H, em São Francisco, onde apenas palestrantes e equipe de produção estarão reunidos, e as imagens serão transmitidas ao vivo nas redes sociais e a participação será gratuita, sem necessidade de inscrição.

O simpósio, organizado pela Associação Niteroiense de Va'a (ANVA'A), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói (SMEL), irá debater o crescimento do esporte no país. Niterói é um polo de destaque na modalidade, com seus 31 clubes. Palestrante confirmado é o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink, primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984, a bordo do barco IAT.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, ressaltou a tradição esportiva de Niterói, especialmente em modalidades aquáticas.

"O aumento de praticantes de canoas havaianas mostra que Niterói já é uma referência no esporte. Hoje temos 31 clubes na cidade e grandes destaques em competições dentro e fora do país", afirmou Gallo.

As participações do presidente da Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Esquilo, e do presidente da Confederação Brasileira de Va'a, Daniel Bueno, darão um panorama atual do esporte em nível nacional. Para assegurar as reflexões sobre segurança na navegação, foi convidado o capitão de fragata Renato Vieira Melgaço, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. O encerramento será com a palestra "Tudo o que as embarcações a remo podem ensinar", do navegador Amyr Klink.

A transmissão acontecerá no canal do Aloha Spirit Mídia, no Youtube; na página do Facebook da Secretaria de Esporte e Lazer - Niterói (https://www.facebook.com/esporteniteroi); e no Instagram @anvaa_niteroi.