Niterói encerra vacinação contra covid-19 de adolescentes com comorbidades

Asmático, o adolescente Lucas Rigó, de 12 anos, recebeu nesta quinta-feira sua primeira dose da vacina contra a covid-19 - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói concluiu, nesta quinta-feira, o calendário de vacinação contra a covid-19 dos adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente. A cidade foi a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar, no último dia 22, a imunização deste público. Em uma semana, foram mais de 900 jovens que receberam a primeira dose do imunizante.

O prefeito Axel Grael frisou a importância da imunização contra a covid-19 para vencer a pandemia. Ele destacou que os bons números de vacinação permitiram a aplicação da primeira dose nos adolescentes.

“A situação da pandemia em Niterói vem melhorando à medida que avançamos na vacinação. Já temos 80% dos adultos com a primeira dose e estamos seguindo rapidamente para proteger toda a população. Mas a luta continua. É fundamental que todos mantenham os cuidados, evitando aglomerações, com uso de máscara e hábitos de higiene, para que a gente se proteja”, defendeu.

Com o número de doses disponíveis em estoque, o município conseguiu concluir a vacinação dos adolescentes com comorbidade ou deficiência permanente sem interrupção no calendário. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, considera a medida fundamental.

“A imunização desse grupo foi uma conquista muito importante. E só foi possível porque conseguimos avançar bastante com o calendário de vacinação contra a covid-19. Hoje temos mais de 340 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 170 mil com o esquema vacinal completo”, pontuou.

O jovem Lucas Rigó, de 12 anos, é asmático e tomou sua primeira dose da Pfizer, atualmente a única com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação neste grupo no Brasil.

“Nós estávamos muito ansiosos, aqui em casa só faltava ele tomar a primeira dose. Estamos aliviados de ver ele vacinado depois de tantos meses de pandemia. É muito importante a gente estar protegendo os nossos jovens e ficamos muito felizes por Niterói ser a primeira cidade a imunizar estas crianças”, conta a mãe dele, Olívia Rigó.

Nesta sexta, na repescagem, o município continua disponibilizando a vacina na Policlínica Carlos Antônio Silva, em São Lourenço, e no drive thru do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em São Domingos. Quem fizer parte do público-alvo deve buscar um dos dois postos de vacinação e apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e laudo médico indicando a condição clínica e a indicação de aplicação do imunizante da Pfizer.

Serão vacinados os jovens com comorbidades ou deficiência permanente listadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.