Niterói inicia Semana da Mobilidade com calendário de atividades gratuitas

No Barreto, houve neste sábado a apresentação do Projeto Rotas Caminháveis com uma minipista itinerante - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói deu início, neste sábado, à Semana da Mobilidade, agenda especial da Semana Nacional do Trânsito. O primeiro dia de eventos contou com passeio de bicicleta, canoa havaiana, minipista itinerante, apresentação do Projeto Rotas Caminháveis do Barreto e o Clean Up Day com limpeza das praias de Icaraí, São Francisco, Charitas, Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Córrego da Viração e Rio Jacaré. A programação se estende por toda semana, até o próximo dia 26.

O prefeito Axel Grael esteve no Clean Up Day, na Praia de Icaraí, e ressaltou que ainda que haja a limpeza das praias todos os dias, é possível ver o montante de lixo gerado.

“Essa é uma ação importante porque dá a dimensão do tamanho do problema. Quando você agrupa o lixo que estava espalhado na praia, as pessoas conseguem perceber melhor o quão importante é que cada um faça a sua parte. Nós conseguimos ver o lixo que tem aqui e a Clin limpa as praias diariamente e ainda assim tem bastante lixo. A cidade mais desenvolvida não é aquela que se limpa mais, é a que se suja menos. Precisamos pensar em uma política de redução de embalagens e de logística reversa que faça com que a própria indústria assuma a responsabilidade do lixo que é gerado a partir dos seus produtos. Esse tipo de ação ajuda a colocar essa temática em discussão”, reforça o prefeito.

O Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson destacou o trabalho de conscientização que está sendo feito junto à população.

“Hoje é o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios e Niterói sempre participa pela sua veia ligada à sustentabilidade e a questão do meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente, junto aos inúmeros parceiros da prefeitura, está nesse movimento que busca conscientizar a população e trabalhar educação ambiental no sentido de que a gente não precise estar limpando e retirando lixo inúmeras vezes e que no futuro a gente nem tenha lixo para retirar. Então estamos focados no trabalho de conscientização ambiental junto à cidade de Niterói”, disse Rafael.

Aproximadamente 15 crianças e adolescentes do 15º Grupo Escoteiro Martim Afonso também participaram da limpeza da praia de Icaraí.

"Essa ação é muito importante para conscientizar os nossos jovens sobre a importância de manter nossos rios e praias limpos. Eles são multiplicadores desse conhecimento e levam essa preocupação com o meio ambiente para suas famílias e comunidades", explica a chefe escoteira Natália Galle.

A programação aconteceu simultaneamente em diversos pontos da cidade. No Barreto, houve a apresentação do Projeto Rotas Caminháveis e a minipista itinerante, que é uma forma de educar crianças, de forma lúdica, sobre o trânsito.

“A Semana da Mobilidade é nacional e o objetivo é trazer para as crianças, de forma lúdica, o conceito de trânsito para que eles possam orientar os pais também. Além disso, é quando temos a chance de comunicar em maior escala as mensagens de Educação Para o Trânsito, reforçando valores e atitudes relacionados à política de valorização da vida, que já são praticados continuamente pela empresa”, explicou Gilson Souza, presidente da NitTrans.

O coordenador da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, contou que o bairro vai receber uma ciclovia como parte do projeto Rotas Caminháveis.

“A bicicleta é a peça central do novo paradigma que está sendo construído na cidade. A mobilidade sustentável chegou para ficar e Niterói tem vocação para esse avanço. Ao longo da semana vamos fazer diversas ações que tem a ver com os projetos que estão sendo implantados na cidade como, por exemplo, o passeio de hoje que teve como destino a Praça Luiz Palmier que vai receber, até o próximo mês, uma ciclovia como parte do projeto Rotas Caminháveis. Essa é uma integração muito necessária porque atende as pessoas que já se deslocam de bicicleta nesse eixo e fará com que cada vez mais pessoas usem a bicicleta substituindo assim outros meios de transporte mais poluentes”, reforçou Filipe.

A abertura da agenda começou com um passeio ciclístico, às 8h, que saiu do Skate Park de São Francisco em direção à Praça Luiz Palmier, no Barreto. A Rua Guimarães Junior, no Barreto, esteve fechada ao trânsito de veículos, das 10h às 13h, para que a população pudesse aproveitar a via como área de lazer, de forma livre e segura. Na ocasião, foi apresentado à população o projeto Rotas Caminháveis do Barreto, selecionado para integrar a Arbo, plataforma de boas práticas relacionadas à Primeira Infância, desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Urban95.

A programação segue durante a semana. Três lives vão acontecer na Semana da Mobilidade 2021: na terça-feira (21), às 20h, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Fernanda Sixel, fala sobre o tema ‘A mulher e a mobilidade’ no canal da Codim no Instagram [@mulheresniteroi]. Na quarta-feira (22), às 20h, a equipe da ONG Bike Anjo apresenta a palestra ‘Bicicleta: ferramenta de transformação - mulheres, liberdade, movimento’, no canal da organização no youtube [youtube.com/bikeanjo]. Na quinta-feira (23), às 20h, a Codim e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta realizam bate-papo com o tema ‘A mulher e a bicicleta’.

O tema da Semana Nacional do Trânsito deste ano é ‘No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas’. Por isso, a chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, lembra que todos somos responsáveis por zelar pelo próximo: “É imprescindível manter o respeito e empatia, pois no trânsito essas atitudes têm o poder de salvar vidas”.

No domingo, dia 26, a Semana da Mobilidade será encerrada com mais um passeio ciclístico, desta vez iniciando às 9h na Concha Acústica de São Domingos rumo ao Parque Orla Piratininga.