Comitiva de Niterói conhece maior bicicletário do mundo na Holanda

Prefeito de Niterói, Axel Grael, conheceu projetos da cidade holandesa de Utrecht - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma comitiva da Prefeitura de Niterói se encontrou nesta quinta-feira com o presidente da Federação Europeia de Ciclistas, Henk Swarttouw, em Amsterdã. O prefeito de Niterói, Axel Grael, apresentou as iniciativas e avanços da cidade na agenda das bicicletas. Na cidade de Utrecht, o grupo conheceu o maior bicicletário do mundo, com capacidade para 12,5 mil bicicletas.

Na prefeitura de Utrecht, Axel Grael conheceu detalhes sobre o planejamento, infraestrutura, economia e conservação da cidade. O município é o quarto maior da Holanda e já tem 33% de seus deslocamentos feitos de bicicleta. Em Niterói, esse número é de aproximadamente 6%.

"O uso da bicicleta ganhou ainda mais destaque com a pandemia. O cenário imposto pelo coronavírus mostra que já estávamos no caminho certo ao investir nas ciclovias, que ganham força como alternativa sustentável e saudável. A experiência da Holanda nos inspira e dá ainda mais força para avançarmos”, disse Grael, que está na Holanda acompanhado do secretário municipal do Clima, Luciano Paez e do coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Na conversa com Swarttouw, o prefeito falou sobre a importância da mobilidade urbana sustentável e os avanços do sistema cicloviário de Niterói. O presidente da Federação Europeia de Ciclistas comentou como vê o cenário de evolução da agenda do ciclismo.

"Estou acompanhando o avanço das ciclovias na América Latina. Cidades na Argentina, Chile, Colômbia, além do Brasil, já entenderam a importância da mobilidade sustentável. O crescimento do uso da bicicleta é uma tendência. É muito bom ver uma cidade como Niterói com esta visão estratégica”, disse.

Nos últimos anos, Niterói triplicou a sua rede cicloviária, que atualmente é de 48 quilômetros. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai implantar 60 quilômetros. Até 2024, serão 120 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Desde 2015, quando o programa Niterói de Bicicleta iniciou o monitoramento do fluxo de ciclistas, o número diário de bicicletas circulando nas principais vias do município quintuplicou.