Folia do Viradouro faz festa em Santa Rosa

O evento começa às 22h e, além da apresentação dos cinco sambas concorrentes, haverá participação de outras agremiações - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Folia do Viradouro, uma das mais tradicionais escolas de samba de Niterói, organiza uma grande festa, neste sábado (6), na quadra de ensaios, na Rua Mário Viana em Santa Rosa, para a escolha do hino oficial a ser apresentado no Grupo Principal do Carnaval 2022 na cidade. O evento começa às 22h, e além da apresentação dos cinco sambas concorrentes, haverá participação de outras agremiações e de personalidades do mundo do samba na região. Mas com organização dentro dos protocolos de combate a proliferação do novo coronavírus, com público controlado e uso de álcool em gel. A entrada é gratuita.

A festa vai marcar a escolha do hino oficial para o enredo 'Yuri Yuba - Jurujuba', de autoria do carnavalesco Bruno Faria, a ser apresentado no ano que vem. A relação as parcerias concorrentes divulgadas pela escola é a seguinte: 1-Gegê Fernandes, Robson Ramos, Anderson Kibba, Vinicius Xavier, Ruan Viradouro e Kikiquinho Viradouro/2-Maia, GBB, João Paulo, Júlio Perez, Franco e Leandro/3-Edu Cigano, Soares do Cavaco, Gouveia, Eduardo Poeta, Cadinho, Jhonathan e Paulo Beckham/4-Dudu Oliveira, Wiliam Neves, Cristiano, Roola, Dito, Jander Lourenço, Maycon França e André Quintanilha/5-Alisson, Carlinhos, Ana Letícia, Janderson, João Carlos e Jorge Rã.

A Folia do Viradouro levará para o desfile oficial o enredo 'Yuri Yuba', que vai homenagear Jurujuba, um dos mais tradicionais bairros da Zona Sul de Niterói. Pelo segundo ano consecutivo, o carnavalesco Bruno Faria assina o tema escolhido pela escola, que vai desde as origens da região, com as habitações indígenas, até os dias atuais, passando pelo progresso e a expansão urbana de Niterói. Com praias e recantos naturais belíssimos, o lugar tem pontos históricos significativos, como a Fortaleza de Santa Cruz, erguida para proteger Niterói das invasões inimigas pelo mar, em meio ao processo de colonização portuguesa.

A Folia do Viradouro é a atual vice-campeã dos desfiles oficiais do Carnaval de Niterói, que na última edição, 2020, teve a Magnólia Brasil como vencedora no Grupo Principal. Filiada à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), a vermelha e branca tem quatro títulos no Carnaval da cidade, nos anos de 2012, e 2015, 2016 e 2017. Oriunda da comunidade do Viradouro, a escola foi uma das primeiras a iniciar o a preparação para o Carnaval do ano que vem.