Covid-19: Niterói começa a aplicar reforço em maiores de 18 anos

Vacinação contra a covid-19: segunda dose continua sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos, com oito semanas de intervalo da primeira dose - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai iniciar, hoje (2), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os moradores do município com idade de 18 anos a 59 anos, com intervalo de 5 meses da segunda dose. Para receber a dose de reforço é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira e segunda dose da vacina. A imunização está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h, em sete policlínicas.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, diz que a vacina é importante para superar esse momento de pandemia.

"O município tem uma cobertura de primeira e segunda dose expressiva. Avançar com a terceira dose é fundamental, pois o esquema vacinal completo garante uma maior proteção contra casos graves e óbitos, além de diminuir a taxa de transmissão e contribuir para a redução da circulação do vírus", explica o secretário.

O município continua aplicando a dose de reforço/terceira dose em idosos a partir de 60 anos com um intervalo de 3 meses da segunda dose, assim como profissionais e trabalhadores da saúde com intervalo também de 3 meses. A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

A segunda dose está sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos, com 8 semanas de intervalo da primeira dose. O município segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose da vacina.

São Gonçalo - Gonçalenses com mais de 12 anos podem procurar 14 pontos de vacinação para tomar a vacina contra o coronavírus em São Gonçalo. Doze locais funcionam das 8h às 17h e as clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam até 21h. A segunda dose está sendo aplicada com intervalo de 21 dias. Quem tem mais de 18 anos e mais de cinco meses de intervalo da segunda dose, pode tomar a dose de reforço. A dose adicional dos imunossuprimidos está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose.

São Gonçalo realiza o intercâmbio de vacinas dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora.