Exposição de Vicente de Mello inaugura nesta sexta no Sesc Niterói

A mostra foi uma das selecionadas no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022 - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 3 de junho, o Sesc Niterói inaugura a exposição Monolux, com 32 fotogramas recentes e inéditos do fotógrafo Vicente de Mello, produzidos sem câmera e sem negativo, através do contato de objetos com a superfície do papel fotográfico.

Com curadoria do poeta Eucanaã Ferraz, a mostra, uma das selecionadas no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2021/2022, reúne imagens únicas, produzidas nos últimos seis anos, em um processo que remonta a origem da fotografia e vai na contramão da grande reprodutibilidade de imagens digitais dos dias atuais.

A exposição chega ampliada ao Sesc Niterói, com obras inéditas, depois de ter sido apresentada no MAM-Rio, em 2018. No dia da abertura será realizada uma visita guiada com o artista e o curador, que também farão uma palestra no dia 13 de julho, quando será lançado o e-book da exposição. Ao longo de toda a mostra, serão realizadas visitas mediadas com arte-educadores, de terça a sábado, das 10h às 16h.

Apesar de utilizar um procedimento histórico, no qual objetos são colocados sobre papel sensibilizado quimicamente, que, ao serem expostos à luz, revelam a silhueta branca do objeto em um fundo escuro, Vicente de Mello dá um caráter pessoal a essa técnica. “Em vez de arranjos estritamente formais ou de avizinhamentos aleatórios, cria ‘relâmpagos narrativos’. Iluminações. Imagens que, não sendo literárias, ou literais, guardam fragmentos narrativos em sua origem, reduzidas ao mínimo, à condição de peças de um jogo. Especificamente, de um jogo da memória”, afirma o curador Eucanaã Ferraz no texto que acompanha a exposição.

Objetos simples do cotidiano, como madeiras, álbuns, câmeras, slides, porta-retratos, tampinhas de garrafa e até nós de aço da operação cardíaca de seu pai, são utilizados para criar as formas gráficas das imagens, em obras que fazem não só uma homenagem à fotografia, mas também à história da arte, com fotogramas em alusão a artistas como Lasar Segall (1889 -1957),Oscar Niemeyer (1907-2012), Joaquim Torres Garcia (1874-1949) e ÉdouardManet (1832-1883).


Serviço
Exposição: Vicente de Mello – Monolux
Abertura: 3 de junho de 2022
Exposição: até 6 de agosto de 2022
De terça a sábado, das 10h às 16h.
Sesc Niterói [Galeria de Arte]
Endereço: Rua Padre Anchieta, 56 - São Domingos – Niterói – RJ
Telefone: (21) 4020.2102 – Telefone do SESC – (21) 2704-2876
Entrada gratuita
Curadoria: Eucanaã Ferraz
Produção: AREA27