ANL se renova com posse de três jornalistas nesta segunda

Luiz Antonio Mello, o LAM, Gabriela Nasser e Verônica Oliveira foram eleitos - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os jornalistas Luiz Antonio Mello, o LAM, Gabriela Nasser e Verônica Oliveira vão ser empossados na Academia Niteroiense de Letras (ANL), em solenidade marcada para esta segunda-feira, dia 13, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Niterói. A posse do trio marca uma nova era da ANL, sob a presidência de Edgard Fonseca, destinada a trazer escritores mais jovens para a distinta Casa.

“A Academia Niteroiense de Letras, como todas as demais, precisa de renovação, com a entrada de acadêmicos mais jovens que possam perpetuar o nome da nossa agremiação”, explicou o presidente da ANL.

Um dos fundadores da FM Fluminense Maldita, o jornalista, escritor e radialista Luiz Antônio Mello também apresenta extensa trajetória no jornalismo, tendo atuado desde a década de 1970 como repórter, editor, colunista de variados assuntos, articulista e consultor. Foi também presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e presidente de Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). Um dos aspectos mais marcantes de sua carreira na comunicação foi o espaço que abriu para rock nas rádios do Brasil, tocando os primeiros trabalhos de importantes bandas que surgiam na década de 1980, como Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. Com isso, LAM, como também é amplamente conhecido, ajudou a escrever um importante capítulo da história do rock nacional e, mais tarde, se tornou autor dos livros “A Onda Maldita” e de um guia prático com as regras de sobrevivência na “selva do jornalismo”.

A jornalista Gabriela Nasser também passou pela Rádio Fluminense, onde comandou o programa “Fashion Club”. Entre os livros lançados pela escritora e poeta, estão o infanto juvenil “Pompa e as circunstâncias”. A obra aborda temas importantes, como o uso de drogas, violência, meio ambiente, respeito à religião, e zelo no uso das redes sociais. O título foi lançado em meio à pandemia, no Rio Cricket Associação Atlética.

Nas últimas três décadas, Verônica Oliveira atuou como repórter, redatora e assessora de imprensa. No entanto, foi em 2018, quando fundou a Texto & Café, que iniciou sua trajetória como escritora e editora. Desde então, já são vários os livros escritos, como o da Associação Médica Fluminense, da tradicional escola GayLussac e obras sobre empreendedorismo feminino. No “Adaptar-se é preciso” e “20 lições para empreender”, ela contou a trajetória profissional de várias integrantes do Somos Empreendedoras.