Exposição "De onde vemos" abre no MAC Niterói

Reflexão sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 2 de julho, sábado, às 17h, a exposição “De onde vemos”, da artista Denise Berbert. A proposta, com curadoria de Angelina Accetta, reúne pinturas da artista, instalações inéditas e intervenções de artistas convidados com a proposta de refletir sobre o compartilhamento dos diferentes modos de ver o mundo.

As pinturas apresentadas refletem de maneira particular o olhar quase obsessivo da artista sobre as cores e as formas que enxerga na paisagem. A partir daí, foram criadas instalações artísticas inéditas, nas quais os elementos recorrentes das obras de Denise ganham corpo e interferem no espaço físico do Museu.

A exposição tem início na Praça do MAC, em sua rampa de acesso, com uma instalação de mandalas que percorre do guarda-corpo até os vidros internos da varanda. A vista da Baía de Guanabara, que atrai milhares de pessoas todos os meses, poderá ser observada da mesma forma que Denise as insere em suas pinturas, com a sobreposição de cores e formas características de suas obras. O público é convidado a ‘vestir’ os olhos da artista e a observar a paisagem com a sua perspectiva.

Nas paredes, quase 100 quadros se intercalam com instalações artísticas criadas especificamente para essa mostra. Em uma delas, o visitante poderá ‘entrar’ na obra da artista e ‘passear’ por suas mandalas tão recorrentes. Em outra intervenção, o artista convidado Rafael Turatti desenvolve, por meio de materiais como arame e LED, reproduções das figuras humanas presentes na obra ‘Faces’.

Na última galeria, é proposta uma modificação dos papéis. Se nas galerias anteriores, o público podia enxergar como Denise, agora a artista passa a ver o mundo pelos olhos de outra pessoa. Assim, a obra ‘2Berberts’ reúne mãe e filho, Denise e Bernardo, na criação de pinturas desenvolvidas a partir da contraposição de suas visões. As preocupações de Bernardo e seu modo de olhar para as tensões do mundo hoje são colocados frente a frente com a visão positiva da artista.

“De onde vemos” busca, sobretudo, encontrar similaridades entre os modos de ver o mundo, ressaltar as diferenças que identificam as pessoas enquanto indivíduos e proporcionar uma experiência imersiva de alteridade. A exposição foi viabilizada através da Chamada Pública 05/2021 da Secretaria Municipal das Culturas e da Prefeitura Municipal de Niterói. Conta, ainda, com os seguintes apoiadores: Itatiaia Resort e Eventos, Vassouras Eco Resort, Helisight, Imaginatto Design e Marketing, Clé Interiores e Zangirolami e Advogados Associados.

SERVIÇO:

Exposição “DE ONDE VEMOS”, de Denise Berbert

Curadoria: Angelina Accetta

Abertura: 02 de Julho (sábado), 17h

Período de visitação: 02 de Julho a 28 de Agosto

Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia-entrada) - Têm direito à meia-entrada idosos a partir de 60 anos, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos inscritos no CadÚnico, estudantes de escolas particulares, universitários e professores. É exigida a comprovação do direito ao benefício na bilheteria do museu.

No dia 2 de julho, dia da abertura da mostra, a exposição é gratuita para todos

Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Venda: pelo site da Sympla ou na bilheteria do Museu. A entrada ao Museu deve ser feita até as 17h30.