Música Antiga da UFF apresenta homenagem ao Movimento Armorial

Os ingressos custam R$ 15 e estão à venda na bilheteria do Centro de Artes UFF - Foto: CMU

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 12/07, às 19h, no Teatro da UFF, o grupo Música Antiga da UFF vai prestar uma homenagem ao Movimento Armorial, que foi idealizado e conduzido por Ariano Suassuna a partir de 1970 com a colaboração de diversos artistas e escritores da região Nordeste.

Neste programa, que tem o título de "Cantigas e Romances", foram reunidas e mescladas obras de cancioneiros europeus dos séculos XV e XVI com canções brasileiras de tradição oral, principalmente as da tradição maranhense do Tambor de Mina (religião sincrética que mescla elementos ibéricos, indígenas e africanos).

A principal característica da maioria das composições armoriais é a de serem elaboradas como peças de concerto, partindo das raízes populares com influências ibéricas, fundamentais na construção da nossa nacionalidade, reunindo elementos populares e eruditos, investigando e recuperando melodias, timbres e ritmos da tradição oral preservadas pelo romanceiro popular.

Os ingressos custam R$ 15 (preço único promocional) e estão à venda na bilheteria do Centro de Artes UFF, das 14h às 21h, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói - RJ.

Música Antiga da UFF:

Cecilia Aprigliano
Leandro Mendes
Mario Orlando
Rosimary Parra
Sonia Leal Wegenast

Cantigas e Romances - Movimento Armorial

O Música Antiga da UFF tem em sua trajetória realizado trabalhos que mesclam a música europeia dos séculos XV e XVI com canções brasileiras de tradição oral. Assim, neste programa, o público poderá saborear muitas histórias contadas em romances e canções presentes em fontes ibéricas que dialogam com temas presentes nas cantigas brasileiras. O repertório escolhido, com arranjos do próprio grupo, evoca dramas amorosos, acontecimentos históricos e sobretudo ressalta a figura do Rei Dom Sebastião na tradição maranhense do tambor de mina.