Niterói zera roubo de cargas e residências

- Foto: Reprodução

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Furtos e Assaltos em Niterói foram tema da Reunião do Conselho de Segurança Pública da Comunidade de Niterói (CCS), que reuniu autoridades e a sociedade civil, no auditório da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, Centro. As forças de segurança destacaram que não houve registros de roubos de carga e a residências, em janeiro de 2023. O encontro aconteceu na manhã da quarta-feira (7). Autoridades e sociedade civil, se reuniram, sobretudo, para debater e entender a questão dos assaltos e furtos no município.

O delegado Henrique Vianna, da 77ª DP (Icaraí), representou Daniel Rosa, e abriu as falas da reunião analisando a segurança pública de Niterói. Em síntese, ponderou sobre a quadrilha procurada por roubar carros e desmanchar as peças dos veículos na cidade. A organização criminosa foi desarticulada, após operação conjunta que envolveu o Segurança Presente Niterói, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Desse modo, o delegado também sinalizou a diminuição nos furtos de bicicleta e de metais, como portões, por exemplo, nos comércios da cidade.

O major Peixoto falou em nome do 12º Batalhão de Polícia Militar, sobre os furtos e assaltos em Niterói. Além disso, forneceu números relativos à esses crimes. “Ressalto aqui a importância dessa reunião, somos movidos pelos números e índices criminais, mas é de extrema importância que a gente entenda as demandas. Sou muito atento aos números, porque sou eu e a minha sessão que ficamos responsáveis por esses dados. Também temos a questão dos moradores de rua, que sempre falo que não é uma questão que afeta só o município de Niterói”, disse.

Igualmente, o Major Peixoto, comentou sobre a sensação de segurança dos niteroienses. “Por conta das redes sociais, parece que algo está maior do que às vezes realmente está. Os índices da cidade ainda são números que assustam e incomodam, mas houve uma melhora muito significativa. Seguimos fazendo algumas ações relacionadas a redução desses índices, com apoio da Guarda Municipal e dos agentes de Segurança Presente, realizamos abordagens noturnas no Centro da cidade. Inclusive tivemos dados históricos nesses números, como: roubos a residência, tivemos uma redução de 100% no mês de janeiro de 2024 e o menor número no roubo de cargas, que foi zero”, argumentou o major.

INDICADORES

2023 comparado a 2022:

• Furto no interior de estabelecimentos comerciais: redução de 25%
• Furto no interior de condomínios: redução de 7%
• Furto no interior de residências: redução de 32%

Janeiro de 2024

Letalidade Violenta: –11%

Meta: 19

Real: 17

Roubo de Veículos: -59%. Meta: 17 Real: 27 Roubo de Rua: -35%. Meta: 156 Real: 102 Roubo a residência: redução de 100% Prisões e apreensões: 108 Armas apreendidas: cinco fuzis, 21 pistolas, cinco revólveres Roubo de Carga: Zero

Números

Presos por furto: 137 Presos por roubo: 141 Veículos recuperados: 106 De acordo com informações divulgadas pelo Segurança Presente, o bairro do Fonseca, registrou o maior número de roubo de veículos.