Sucesso desde 2010, 'Doidas e Santas' chega ao Theatro Municipal de Niterói

Josie Antello e Cissa Guimarães estão na peça 'Doidas e Santas', que terá seis apresentações no Theatro Municipal de Niterói - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Doidas e Santas é um projeto teatral idealizado por Cissa Guimarães com texto de Regiana Antonini e direção de Ernesto Piccolo. O texto é livremente inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros e conta a história de Beatriz (Cissa Guimarães), uma psicanalista em crise no casamento. Seu marido (Giuseppe Oristanio) é turrão e machista, e não tolera a ideia da separação.

Completando o elenco, temos a tríade de personagens que simboliza "as mulheres da vida" de Beatriz (irmã, mãe e filha) vividas pela atriz Josie Antello. O público experimenta alegrias, desilusões, anseios da vida urbana, o prazer cotidiano, as relações amorosas e o poder transformador da coragem e do afeto.

Cissa sempre desejou levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna. Quando completou 50 anos decidiu dividir com o público os dilemas e as dificuldades para equilibrar a vida conjugal, maternidade, realização profissional e pressão estética.

O livro de Martha Medeiros é uma coletânea de crônicas independentes que serviu de base para Regiana Antonini construir uma trama bem-humorada com um toque de histórias pessoais da dramaturgia. A trajetória dessa mulher moderna cria uma identificação imediata com o público. Através dela o público vira cúmplice e confidente dos anseios, desejos, dúvidas e amores de Beatriz.

A direção de Ernesto Piccolo trabalha conceitos como a quarta parede inserindo o público no espetáculo. A plateia participa de cada um dos dilemas e sofre junto de Beatriz. O conceito de iluminação utiliza-se das cores como elemento marcante nas transições de emoção durante o espetáculo. O cenário de Sérgio Marimba ambienta uma casa na qual as mudanças de objetos cênicos que acontecem durante a peça refletem no arco dramático de cada personagem.

O figurino, de Marília Carneiro e Helena Araújo, trabalha respeitando a cartela de cores de cada personagem e criando signos que representam as sensações e personalidade de cada personagem.

Vista por mais de 500 mil pessoas entre Rio de Janeiro, São Paulo e mais 22 cidades brasileiras, a comédia romântica "Doidas e Santas" se consagrou como um dos espetáculos de maior sucesso da cena teatral carioca. A montagem completou 10 anos no mês de abril de 2020 e estava prevista um ano de turnê, porém em razão da COVID-19 não foi possível realizá-la. Agora em 2024 acontecerá essa comemoração.