Marcelo Queiroz acredita em crescimento para 2021

A pasta realizou ações em benefício dos médios e pequenos produtores rurais e apresentou resultados positivos mesmo durante a pandemia - Foto: Demóstenes Ramos

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A expectativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) para o ano de 2021 é de incremento das parcerias com entidades públicas e privadas, o fortalecimento das relações institucionais com o Governo Federal e a manutenção dos trabalhos intensos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Em 2020, diversas ações foram realizadas ao longo do ano de 2020 com o objetivo de que o setor fosse atingido o mínimo possível pela crise decorrente da Covid-19.

Durante o ano de 2020, a secretaria realizou auxílio aos pequenos e médios produtores durante a pandemia. Entre as ações que beneficiaram os agricultores, destaca-se a parceria com a iniciativa privada que garantiu espaço para mais de 500 produtores nas gôndolas de supermercados, crédito de R$ 3,6 milhões de agricultores e 434 agroindústrias já foram cadastradas pela secretaria de agricultura e mais 20 solicitações estão em análise no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Além disso, a secretaria criou campanhas e parcerias para estimular o consumo dos produtos locais e escoar a produção para novos mercados. Esta medida é fundamental para reduzir as perdas dos produtores fluminenses. Outra medida importante foi a intensificação das medidas para assegurar o escoamento e a comercialização da produção e garantir o abastecimento em todo estado do Rio de Janeiro mesmo diante da pandemia.

Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, as perspectivas da SEAPPA para ano de 2021 são excelentes. Ele explica a importância das medidas adotas em 2020: “Nosso foco inicial era não deixar que o estado sofresse um desabastecimento. E conseguimos. Em paralelo, fomos para próximo dos produtores, com o objetivo de viabilizar novos canais de venda, incentivar o consumo dos produtos do nosso agro e viabilizar recursos emergenciais para os que sofreram impacto nas suas produções. A agropecuária, por exemplo, fechou 2020 com saldo positivo em postos de trabalho”.

A parceria feita com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) possibilitou que pequenos e médios produtores rurais disponibilizassem seus produtos nas grandes redes, também foi de grande relevância para o setor. Por meio desta medida, abriu-se mais uma possibilidade de mercado aos agricultores fluminenses e beneficiou mais de 110 produtores rurais diretamente e 420 agricultores de forma indireta, em 7 municípios.

O programa Agrofundo, que realiza o fomento agropecuário e tecnológico da secretaria de Agricultura, que concede financiamentos a juros baixos, beneficiou mais de 190 produtores em 40 municípios, totalizando R$ 3,6 milhões em créditos concedidos para incremento das produções de frutas, flores, mel, leite e ovos, entre outros.

Em junho de 2020, o estado do Rio de Janeiro recebeu a certificação do Ministério da Agricultura de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes e derivados. A ação ampliou as opções de venda para os produtores.

Por meio do trabalho de mobilização da equipe da Defesa Agropecuária, o Governo do Estado bateu o recorde dos últimos 5 anos na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, registrando 93% do índice vacinal. Além disso, foram realizadas mais de 5 mil ações de fiscalização em agroindústrias, propriedades rurais e inspeção em produtos.