Governador inaugura Casa do Trabalhador em Nova Friburgo

A iniciativa, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, vai oferecer cursos de qualificação para a população por meio de parcerias com instituições locais - Foto: Rafael Campos/ Governo do Estado

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador em exercício Cláudio Castro inaugurou no domingo (10), em Nova Friburgo, a primeira Casa do Trabalhador da Região Serrana. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, vai oferecer cursos de qualificação para a população por meio de parcerias com instituições locais. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h, no local onde ficava a antiga rodoviária.

Cláudio Castro enfatizou a importância de priorizar, nas iniciativas das Casas do Trabalhador, a vocação de cada região. "Nova Friburgo tem a questão da moda íntima, da agricultura e turismo muito fortes. Temos que focar em cursos que importam, na vocação da região, que vão fazer diferença na vida dos trabalhadores. Quanto mais a cidade for vocacionada, iremos atrair mais empregos e empreendedores. Tenho orgulho de inaugurar essa Casa. Isso aqui salva vidas, salva famílias", afirmou.

Entre os benefícios oferecidos com a implantação da Casa do Trabalhador destaca-se o desenvolvimento de ações que visam a inserção no mercado de trabalho buscando equilibrar a qualificação profissional regional e a demanda local. O programa também prevê parcerias e acordos com diferentes instituições para oferta de palestras e oficinas para capacitar a população.

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira, destacou o lançamento da plataforma digital da Casa do Trabalhador, que vai facilitar a vida de quem está em busca de uma vaga de trabalho.

"Com a plataforma digital, a população não precisa mais aguardar e ficar em longas filas. Ela agiliza pela plataforma. A Casa do Trabalhador é um grande ganho para o estado do Rio, pois a mão de obra utilizada vai atender a demanda local", explicou o secretário.

Atualmente, existem quatro unidades em funcionamento no estado, três na capital (Manguinhos, Guadalupe e Ilha do Governador) e uma em Itatiaia. Nesta terça-feira (12/01), o governador irá inaugurar mais uma Casa do Trabalhador, em Petrópolis.

Agendas em Teresópolis

Nesta segunda-feira (11), data que marca os dez anos da tragédia, o governador Cláudio Castro irá se encontrar pela manhã com moradores, em seguida visita os bairros mais atingidos pela tragédia. Também irá lançar o programa Limpa Rio na cidade, que prevê a limpeza e desassoreamento de rios para minimizar riscos que possam ocorrer em situações de fortes chuvas.

À tarde, se reúne com prefeitos da região, além de secretários estaduais e municipais. Confira a agenda completa e todas as informações atualizadas em tempo real acessando http://bit.ly/GovRJnaSerra