Cidades da Baixada Fluminense começam a vacinação de grupos prioritários na quarta-feira

Vacinas estão sendo conduzidas para municípios do Estado no Rio, ainda nesta terça (19) - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Prefeituras de cidades da Baixada Fluminense aguardam a chegada das doses da vacina nesta terça (19) para dar início à imunização dos grupos prioritários da primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Quase todos os 12 municípios da Baixada Fluminense seguirão o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e do Governo do RJ. A vacinação seguirá os protocolos de segurança. 

As quase 488 mil doses que chegaram ao Estado do Rio de Janeiro vão para grupos prioritários e serão aplicadas internamente. Não haverá vacinação nos postos por enquanto. O município de Japeri espera aplicar 400 doses por dia no horário de 9h às 16h. Em Guapimirim, a vacinação acontecerá em 11 pontos da cidade. Uma equipe móvel vai visitar alguns casos em casa, pessoas que precisam de cuidados especiais.

Em Belford Roxo, a prefeitura prometeu começar a vacinação assim que as doses chegarem na cidade. O secretário de saúde de Nilópolis afirmou que, chegando as doses ao município, a vacinação começa em até 36 horas. No estado, uma cerimônia simbólica aos pés do Cristo Redentor marcou a vacinação da idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, e da técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva, de 59 anos

Todas as doses do primeiro lote das vacinas da Covid-19 reservado para o Rio de Janeiro já estão no estado. Após uma confusão logística, atraso na remessa e cinco voos depois, o governo já recebeu as quase 488 mil doses prometidas pelo Ministério da Saúde. A entrega foi concluída hoje, 21 horas depois do início da operação, na manhã desta segunda (18), no Aeroporto de Guarulhos (SP).