Em Maricá, início de imunização não atinge todo o grupo prioritário

Conforme município, quantidade de vacina ainda não é suficiente para grupo prioritário - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre os primeiros lotes da vacina da Covid-19 que estão chegando ao Estado do Rio, desde segunda (18),  2.035 doses serão enviadas para Maricá, número que corresponde ao número de pessoas a serem imunizadas nessa primeira fase. Uma solenidade acontece nesta terça (19) às 14h no pátio do hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

A prioridade na vacinação será dos profissionais da saúde. Idosos não serão contemplados com a vacina no momento, com exceção dos moradores de instituições de longa permanência (antigos asilos), devido ao número de doses, que de acordo com a Prefeitura correspondem a um percentual populacional de 0,88% dos moradores da cidade, não acolhendo a realidade prioritária de Maricá.

"Recebemos um quinto do que havíamos programado. Vamos ser obrigados a vacinar a prioridade da prioridade, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, dentro do plano nacional de imunização. A vacina é importante, é um marco, só temos uma quantidade muito pequena para distribuir nesse primeiro momento. E não temos uma previsão da próxima remessa. É complicado, pois somos obrigados a estipular um critério entre os profissionais da saúde e não podemos vacinar todos os idosos", ressalta a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa.

A orientação do Ministério da Saúde, que deve ser seguida para o procedimento de vacinação, é que primeiro seja feita em pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (as doses serão destinadas aos idosos moradores de instituições de longa permanência); pessoas com Deficiência Institucionalizadas; povos indígenas vivendo em terras indígenas - Maricá possuí 77 indígenas, já excluindo do número as gestantes e as crianças menores de 18 anos; e 34% dos trabalhadores de Saúde.

No fim do ano passado Maricá e outros 107 municípios brasileiros assinaram acordo com o Instituto Butantan para envio de vacinas Coronavac fabricadas pelo instituto. Para Maricá seriam 440 mil doses do imunizante a serem entregues a partir da semana que vem, mas o Butantan cancelou o acordo alegando que o Ministério da Saúde exigiu a exclusividade de todo o montante produzido.

Na reunião desta segunda, com as secretárias municipais com a secretaria Estadual de Saúde foi discutido o passo a passo da vacinação e o quantitativo, que não contempla o percentual do grupo prioritário. Nessa fase da imunização, então, não será possível fazer a vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF).

"Estamos montando as equipes volantes e as demais que serão responsáveis pela vacinação em Maricá. Serão 232 profissionais da saúde envolvidos nessa estratégia, parte deles vão até os locais aplicar as duas doses (unidades de saúde, instituições de longa permanência e aldeias indígenas). Dentro do quantitativo de profissionais da Saúde de Maricá, vamos priorizar os da linha de frente: os que lidam diretamente com o paciente contaminado (Rede de Urgência e Emergência, dos profissionais dos polos de atendimento, UPA, Posto de Atendimento Santa Rita 24 horas aos que estão na "zona quente" nos hospitais Conde Modesto e no Che Guevara); vacinadores (profissionais da Atenção Primária à Saúde); e profissionais dos centros de testagem", explica a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira.

A subsecretária lembra que, se for necessário, será feita uma priorização, dando preferência aos profissionais da Saúde, sempre de acordo com os critérios do Informe Técnico de Vacinação da Covid-19, divulgado pelo MS.

"Estamos notificando a secretaria de Estado sobre as divergências entre o quantitativo que é dimensionado no município e o que recebemos. Entre os tópicos estão o número de idosos cadastrados no sistema, de acordo com a última campanha de vacinação onde esse grupo foi priorizado; nossa aldeia indígena recebeu povos de outras cidades e estados, já que eles são por natureza nômades; o fato de que Maricá está em período de veraneio, quando recebe um aumento de 40% no seu número de habitantes; lembrando que, dentro do Estado, Maricá é a cidade que mais cresce sua população", afirma Solange.

Do Estado, diretamente da Fiocruz, a remessa de vacina Coronavac virá para a cidade de Niterói e de lá para toda Região Metropolitana II. Para Maricá, virá com escolta da Polícia Militar diretamente para o Posto Central, no Centro, onde ficará protegida por seguranças 24 horas.