Agência da ONU celebra vacinação de idosos venezuelanos em Nova Iguaçu

Idosos venezuelanos são vacinados em abrigo de Nova Iguaçu - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Nova Iguaçu

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) divulgou nesta quinta (21) uma nota de congratulação ao município de Nova Iguaçu pela iniciativa de incluir no programa de vacinação contra a Codid-19 um grupo de 20 idosos venezuelanos que se encontram abrigados pelo município.

De acordo com a ACNUR, os idosos da Venezuela foram interiorizados no início deste ano para a cidade de Nova Iguaçu, e se enquadram nos critérios recomendados pelo Ministério de Saúde por pertencerem ao grupo de abrigados em centros de acolhida. Idosos brasileiros também foram imunizados ao longo do dia, assim como profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

O abrigo municipal para idosos venezuelanos é fruto da parceria entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, com o apoio da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (parceira do ACNUR), além de outros grupos e entidades locais.

“O ACNUR está profundamente agradecido ao município de Nova Iguaçu por novamente liderar a perspectiva de inclusão de venezuelanos da terceira idade em programas sociais, seja por meio da acolhida específica promovida no início deste ano, seja ao contemplá-los no programa de imunização contemplado pelo município. Sem dúvida, trata-se de um exemplo a ser seguido pelas demais cidades que, coletivamente, unem-se no combate à pandemia, considerando como prioritário os perfis de maior vulnerabilidade”, afirma Jose Egas, Representante do ACNUR no Brasil.

Ainda de acordo com a ACNUR, a agência segue apoiando a interiorização promovida pela Operação Acolhida desde Boa Vista para mais de 640 cidades no Brasil. "A iniciativa da prefeitura de Nova Iguaçu é exemplar pelo impacto positivo gerado na vida dessas pessoas idosas que requerem atenção especial. O ACNUR equipou o abrigo municipal provendo uma série de materiais para melhor acolher essa população que vive uma delicada situação em termos econômicos, sociais e de saúde, assegurando assim o bem-estar dessa população e a garantia de seus direitos alinhada com a dos idosos brasileiros".