União pelo desenvolvimento

Reunião no Palácio Guanabara contou com a presença de 12 dos 16 prefeitos do consórcio do Leste Fluminense - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Consórcio Público Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) teve sua primeira reunião do ano na última segunda-feira (25), contando com a participação de prefeitos eleitos e reeleitos da região para discutir os assuntos prioritários de 2021, tendo como uma das principais iniciativa o reaquecimento dos estaleiros gonçalenses.

O encontro, que aconteceu no Palácio Guanabara, contou com a presença de 12 prefeitos dos 16 municípios do Leste Fluminense que integram o grupo, além do governador em exercício do estado, Cláudio Castro, e do atual presidente do Conleste, Dr. Sadinoel, ex-prefeito de Itaboraí. O objetivo da reunião foi fazer o balanço da gestão passada, apresentando a prestação de contas, e discutindo as principais ações para os próximos dois anos, focando ao máximo no desenvolvimento econômico e social durante a pandemia. Estiveram presentes os prefeitos de Niterói, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo, Magé, Nova Friburgo, Rio Bonito, Guapimirim, Tanguá, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Teresópolis. Também integram o grupo as prefeituras de Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu e Saquarema.

Hora de Integração- O governador Claudio Castro enfatizou no encontro que o Consórcio tem grande importância para o Estado, justamente por elaborar propostas de melhorias de forma conjunta, pensando em soluções para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. "O desenvolvimento estatal só chega em um denominador comum contando com a união de municípios para melhorar a região fluminense como um todo. Vamos seguir conversando, nos conhecendo, e nos integrando", comentou o governador em exercício.

Pensando em focar ainda mais nessa união, e levando em consideração a entrada de novos prefeitos no grupo, alguns dos prefeitos da casa pediram uma prorrogação de mais 60 dias para a votação da nova presidência do Consórcio, para que todos se conhecessem melhor, tendo mais tempo de convivência. A escolha foi anunciada, ao longo do evento, pelo vice-presidente Vinícius Claussen, prefeito reeleito de Teresópolis, mantendo pelo tempo sugerido a presidência de Dr Sadinoel.

"Vamos utilizar esse momento para fazer um realinhamento, entendendo as potencialidades de cada um dos municípios e transbordando-as para todo território. Por meio dos nossos eixos principais, que são agricultura, turismo e energia, pretendemos captar cada vez mais recursos e contribuir significativamente com o PIB do Rio de Janeiro", comentou Claussen.

Estaleiros - Posicionado em local estratégico, São Gonçalo tem grande peso para o desenvolvimento econômico do Leste Fluminense. Para o Conleste, o reaquecimento dos estaleiros é um dos temas que o consórcio pretende focar em 2021, já que pode ser fonte de geração de empregos e capital, algo que é uma dos grandes interesses do prefeito da cidade, Capitão Nelson. "É importante ter essa troca de ideias, e é isso que acontece no Conleste, especialmente em prol do desenvolvimento da nossa região", avaliou.