Carminha Jerominho é presa em investigação de celulares roubados

Agentes estiveram em três endereços atrás de Carminha, e só a encontraram na casa de uma vizinha - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Carminha Jerominho, ex-vereadora do Rio e filha de Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, condenado por chefiar a maior milícia do Rio, foi presa nesta quinta (25) em uma operação que investigava a receptação de celulares roubados.

Além dela, outras 11 pessoas foram presas, na ação com o nome de Cegueira Deliberada, que investigava a participação de milícias na encomenda e no escoamento de cargas de eletrônicos furtados. Agentes saíram para cumprir mandados de busca e apreensão, no Rio e em Volta Redonda, contra 26 alvos. Todos vão responder pelo crime de receptação, que prevê até quatro anos de prisão.

Agentes estiveram em três endereços atrás de Carminha, e só a encontraram na casa de uma vizinha. Conforme a investigação, Carminha adquiriu dois celulares roubados, e alegou na prisão que os comprou em uma loja e que foram "um presente".

Outros dois identificados como receptadores são policiais militares. Os PMs foram conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar para prestar esclarecimentos sobre a ocultação dos aparelhos. Segundo a polícia, grande parte dos aparelhos foi destinada para áreas dominadas por paramilitares com intuito de revenda — como Campo Grande, Sepetiba, Paciência, Itaguaí, Curicica, Tanque e Rio das Pedras.

De acordo com a polícia, Carminha ainda havia adquirido dois dos celulares furtados, mas alegou que foram comprados em uma loja e que foram um presente. Depois de a encaminharem para a delegacia, os agentes ainda seguiram para o Rio e Volta Redonda para cumprir 26 mandados de busca e apreensão.

Dois grandes roubos podem estar atrelados a quadrilha, segundo as investigações. Um deles ocorreu no Terminal de Cargas do Galeão, em março de 2020, onde um grupo armado levou mais de R$3 milhões em carga de aparelhos eletrônicos. O segundo aconteceu no bairro Ipanema, onde R$120 mil em aparelhos foram roubados.