Cabo Frio: 30ª Semana Teixeira e Sousa termina neste fim de semana

Por causa da pandemia, este ano o evento está sendo transmitido de forma on-line - Foto: Divulgação

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta sexta-feira (26), às 15, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), acontece cerimônia com entrega de medalha a dois membros da sociedade civil em homenagem à contribuição cultural deles para o município. Indicado pela Câmara Municipal, Milton Carlos Teixeira Martins será o agraciado, e Rosana Andreia da Silva Soares será a homenageada indicada pela Secretaria Municipal de Cultura. No mesmo dia, às 18h, acontece a mesa redonda virtual “Teixeira e Sousa – Um cabo-friense na Corte Imperial”, com Rose Fernandes, Jaqueline Brum, Rosana Andreia e Paulo Cotias.

No sábado (27), às 10h, acontece o Fórum de Combate à Intolerância Religiosa. A partir das 15h a Secretaria de Educação marca presença com um momento literário, além da participação musical de Jorge Villas. Às 18h tem a mesa redonda virtual “A cultura em Tempos de Pandemia”, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com Yke Leon, Vitor Correa, Pedro Henrique Lopes e Jaqueline Brum.

No último dia (28), às 14h, tem o lançamento on-line do livro infantil “Aventuras na Laguna”, de Jaqueline Brum, mais contação de histórias, além da apresentação musical da banda Tensores. Às 17h a Academia Cabo-friense de Letras faz a “Homenagem ao Primeiro Romancista Brasileiro” e logo em seguida acontece a cerimônia de encerramento.

A 30ª Semana Teixeira e Sousa teve início no último dia 21, e contou com um ato comemorativo pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no mesmo dia, além de apresentações literárias e uma mesa redonda com o tema “Narrativas Literárias e as Novas Tecnologias”, com Audino Vilão, Isabelle Reis, professor Moisés e Vanessa Vieira.

No segundo dia teve a oficina gratuita “Identidade Feminina na Escrita”, com Andrea Rezende, e a mesa redonda “Quando o Livro é Proibido”, com Rafael Alvarenga, Jiddu Saldanha, Clara Savelli, Fábio Lanati e Milner Fernandes. Já na terça-feira (23), aconteceu a oficina “Fonte de Inspiração – A Construção da Poesia”, com Maurício Cardozo, e a mesa redonda “Carolina de Jesus e as Mulheres Negras na Literatura”, com Rosana Silva, Ana Carolina Moreira, Elaine Lopes, Lia Vieira e Elisa Lucinda.

Na quarta-feira (24), houve uma exposição virtual com fotografias e poemas de Cabo Frio, e curadoria da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), além da oficina “A Poesia Corta o Fogo - Exercícios de Escrita Poética”, com Aline Moschen. Quinta-feira (25), também foi realizada uma oficina, com o tema: “Sobre a escrita de contos rápidos e curtos” com Rosana Andreia. Em seguida, aconteceu o “Sarau Flores Literárias”, que fez uma conexão de trechos das obras de Teixeira e Sousa com declamações de poetas da região.

Confira a programação dos três últimos dias do evento:

26/03 – SEXTA-FEIRA
15h – Solenidade ao vivo na Casa de Cultura José de Dome (Charitas) com entrega de medalhas aos homenageados
18h – Mesa redonda “Teixeira e Sousa – Um cabo-friense na Corte Imperial”, com Rose Fernandes, Jaqueline Brum, Rosana Andreia e Paulo Cotias

27/03 – SÁBADO
10h – Fórum de Combate à Intolerância Religiosa
15h – Momento Literário da Secretaria de Educação com apresentação musical de Jorge Villas
18h – Mesa Redonda “A cultura em Tempos de Pandemia” (Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ)
Com Yke Leon (superintendente de Leitura e Conhecimento), Vitor Correa (subsecretário de Planejamento e Gestão), Pedro Henrique Lopes (ator, produtor e roteirista) e Jaqueline Brum (escritora e contadora de histórias)

28/03 – DOMINGO
14h – Lançamento do livro infantil “Aventuras na Laguna”, de Jaqueline Brum, mais contação de histórias seguida de apresentação musical da Banda Tensores
17h – Homenagem ao Primeiro Romancista Brasileiro / Academia Cabo-friense de Letras
18h – Fala do prefeito, vice-prefeita e secretário de Cultura