Placas contra abandono de animais em estradas são instaladas na Via Lagos

Campanha educativa tem objetivo de coibir maus tratos e incentivar adoção - Foto: RJPET

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Abandono de animais é crime”. Placas com mensagens como essa foram instaladas em toda a extensão da Via Lagos. A iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem Estar Animal (RJPet), tem o objetivo de coibir que bichos sejam ‘descartados’ às margens das rodovias e também incentivar a adoção.

- Essa é uma ação de cunho educativo para as pessoas entenderem que maus-tratos é crime. E também porque a via tem registrado um grande número de abandono. A partir daí, estamos nos mobilizando, tivemos encontros com as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar para atuarmos com rigor em casos de abandono de animais em estradas. É importante lembrar que quem abandona um animal é criminoso – frisou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Há pouco mais de um mês, Queiroz vivenciou esse problema. Ele passava de carro pela Via Lagos de madrugada, quando viu um cachorro desnorteado no meio da pista. O secretário resgatou o animal e o levou para casa. Dias depois, foi adotado e ganhou uma família.

- É importante ressaltar que a lei de proteção animal está mais rigorosa, com pena de até cinco anos de reclusão – acrescentou Queiroz.

Dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil, de agosto do ano passado, apontaram que o Estado Rio tinha cerca de 3,4 milhões de animais abandonados. Com a pandemia, estima-se que houve um aumento de cerca de 40%. Por isso, de acordo com o secretário, a intenção é instalara as placas educativas em todas as estradas do estado.

- Essa é uma campanha muito importante. Além de conscientizar contra o abandono e os maus-tratos, crimes muito graves, também estimula a adoção dos animais – afirmou o governador Cláudio Castro.

O motorista Paulo Roberto Chagas Sobrinho, que costuma passar pela Via Lagos, elogiou a iniciativa:

- Acredito que assim as pessoas vão se conscientizar mais a respeito do assunto. Já vi muitos animais perambulando pela pista, e nem sempre a gente pode parar e pegar. Mas espero que essa campanha dê resultados positivos - disse.

Sobre a RJPET

A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando ainda sua posse responsável.