Saúde e Segurança de Alimentos: Secretaria de Agricultura ressalta trabalho de prevenção

O Serviço de Inspeção Oficial é responsável pelo registro, controle e fiscalização higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal - Foto: Seappa

Regiões
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Celebrado na última terça-feira, dia 07 de junho, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos vem ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo, com o intuito de chamar a atenção para prevenir e gerenciar riscos de origem alimentar. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio do trabalho da equipe de Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ da Coordenadoria de Controle de Qualidade de Produtos – COOCQP, atua dentro da Superintendência de Defesa Agropecuária, realizando diversas ações de fiscalização sanitária.

Com o tema “Alimentação Segura, Melhor Saúde”, a data destaca todo o acesso a alimentos seguros e essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Tendo a qualidade verificada, a população pode aproveitar ao máximo o valor nutricional e os benefícios mentais e sociais de compartilhar uma refeição segura.

"A população tem um papel fundamental na prevenção de doenças e na segurança de alimentos, seja exigindo qualidade, denunciando a produção ou produtos sem certificação sanitária e até buscando conhecimento sobre o assunto. E nosso objetivo é garantir que os alimentos de origem animal cheguem à mesa do consumidor final com a qualidade desejada', ressalta o coordenador estadual de Controle e Qualidade de Produtos Agropecuários, André Sampaio.


Serviço de Inspeção Oficial

O Serviço de Inspeção Oficial é responsável pelo registro, controle e fiscalização higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal como carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados. As ações de inspeção e fiscalização, realizadas por fiscais agropecuários/médicos-veterinários e seus auxiliares, são baseadas em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos. No Brasil existem os Serviços de Inspeção sob as esferas federal, estadual ou municipal.

Atribuições do SIE/RJ

As ações do SIE/RJ compreendem um conjunto de atividades dentre as quais destacam-se:
-vistorias técnicas nos locais em que as agroindústrias estão ou pretendem se instalar;
-análises e aprovações de projetos agroindustriais e de fluxo de produção;
-análises de processos de fabricação, rotulagem e registro de produtos;
-acompanhamento e fiscalização das atividades de rotina das agroindústrias;
-inspeção ante e post morte dos animais em estabelecimentos de abate;
-coleta de produtos de origem animal para análises oficiais;
-ações de combate a fraudes e à clandestinidade;
-ações de educação sanitária;
-Interdição, suspensão, apreensão e destruição de alimentos fraudados ou impróprios para o consumo;
-realização e/ou apoio de pesquisas relacionadas a produção e a segurança de alimentos.