Por Denise Emanuele Paz Carvalho
O governador Cláudio Castro entregou, nesta sexta-feira (18/07), as obras do programa Limpa Rio Margens na orla do Rio do Saco, na Praia do Saco, em Mangaratiba, na Costa Verde. A iniciativa encerra uma etapa estratégica de recuperação ambiental e requalificação urbana na região, com investimento de R$ 681 mil.
-Estamos comprovando que é possível conciliar cuidado com o meio ambiente e qualidade de vida para a população. O programa Limpa Rio Margens recupera áreas degradadas e as transforma em espaços de convivência, lazer e dignidade para as famílias fluminenses. Com essa entrega, começa uma nova fase para os moradores da região - afirmou o governador Cláudio Castro.
Em um primeiro momento, as obras se concentraram na recuperação ambiental das margens do rio. Em seguida, a área ganhou um novo espaço público de lazer e convivência, com a construção de uma praça equipada com pista de caminhada, mesas de jogos, bancos de concreto, academia ao ar livre para a terceira idade, parquinho infantil reformado, circuito recreativo para crianças e novo paisagismo com plantio de grama.
A entrega faz parte do programa Limpa Rio Margens, iniciativa desenvolvida do Governo do Estado voltada à recuperação de áreas ribeirinhas. A proposta vai além da preservação dos cursos d’água: inclui a criação de espaços para lazer, prática de atividades físicas, reflorestamento, proteção das margens e paisagismo, fortalecendo a integração da comunidade com o ambiente natural e promovendo mais qualidade de vida.
- O Limpa Rio Margens é um exemplo de como a política ambiental pode ser transformadora, quando pensa nas pessoas e no território. Essa entrega em Mangaratiba reforça o compromisso do Governo do Estado com uma agenda ambiental que alia sustentabilidade e inclusão - explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.