Não haverá carnaval de rua no Rio em 2021

Folia como a de 2020 não se repetirá no ano que vem. Foi decidido que a realização da festa durante a pandemia não é viável se não há previsão de distribuição de vacina contra o novo coronavírus - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Representantes dos blocos de rua, da Riotur e especialistas em saúde e segurança pública decidiram, durante reunião virtual na última terça-feira (27), que não haverá carnaval de rua em 2021 no Rio de Janeiro.

A decisão de que não é viável nem seguro a realização da festa durante a pandemia, já que não há previsão de distribuição de vacina, foi unânime entre os participantes.

“Uma posição responsável com relação a não ter vacina: não tem desfile e não tem carnaval. E com relação aos realizadores e os desfilantes, eles já têm este posicionamento de que não vão desfilar sem a vacina. O nosso posicionamento é que não tem carnaval em 2021. Vai pular para 2022, se lá a gente tiver condições de realizar o carnaval” disse Fabrício Villa Flor, presidente em exercício da Riotur.

Os representantes dos blocos devem organizar alternativas para a festa em 2021.

“Podemos trabalhar em uma campanha compartilhada. Podemos trabalhar no campo da prevenção. E, entre nós, grupos de carnaval, pensarmos no que podemos fazer no campo simbólico das lives e outras manifestações”, adiantou Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.