Guarda do Rio realiza a Semana da Consciência Negra

Serão quatro dias de evento com exposição, palestras, música, dança e homenagens a servidores - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra, com uma série de atividades para celebrar a data em homenagem a Zumbi dos Palmares, com exposição fotográfica, palestras, homenagem a servidores, rodas de capoeira, maculelê, roda de samba e apresentação da Banda Sinfônica.

A abertura acontece na segunda-feira, dia 16, a partir das 14h, no Salão Nobre da sede, em São Cristóvão, com exposição de fotos sobre o tema da consciência negra, sua origem, principais personagens, importância e marcos históricos. Em seguida, às 15h, será realizada uma roda com músicas típicas de capoeira no pátio da instituição. Na terça-feira, dia 17, a programação contará com roda de capoeira, que vai reunir filhos, familiares de guardas municipais e convidados em atividade livre realizada a partir das 9h no pátio da sede.

Na quinta-feira, dia 19, acontecerá um ciclo de palestras no auditório da sede a partir das 9h. A apresentação terá como tema o "Racismo Estrutural", que será ministrada pelo diretor da ONG de Fomento Globáfrica, Paulo César do Nascimento. Em seguida, acontecerá a palestra "Saberes da África", com o professor do departamento de engenharia elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), o senegalês Mamour Sop Ndiaye.

O ciclo de palestras será seguido de apresentações musicais, exibição de vídeos, além de homenagens a servidores da instituição. Ainda na quinta, a partir das 17h, acontece um show de samba de roda, maculelê e capoeira com apresentação da Banda Sinfônica da Guarda Municipal no pátio.

Na sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, haverá apresentações de roda de capoeira feita por guardas municipais em frente a dois monumentos históricos para a cultura negra na cidade. O primeiro será a partir das 6h, em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, no Centro do Rio. A partir das 10h, a roda de capoeira acontecerá no Cais do Valongo, no bairro da Saúde, Zona Portuária da cidade.

"Este é uma semana muito importante para nós, pois estamos resgatando a valorização da cultura negra na instituição. Isso é fundamental, pois ainda precisamos melhorar a visibilidade das pessoas negras dentro e fora da Guarda Municipal. Esta semana marca este momento onde, ao mesmo tempo, podemos comemorar os avanços que já foram feitos de inclusão e também continuar cobrando por mais espaço na sociedade", afirmou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro e foi incluído no calendário escolar em 2003. Em 2011, a lei 12.519 incluiu oficialmente a data em âmbito nacional. É feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Este dia é dedicado à reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira e foi escolhido por ser a data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos maiores líderes negros do país.