Rio: professores da rede municipal decidem manter greve

Rede municipal do Rio retoma aulas presenciais para 9º ano e Peja, mas alunos podem optar por ensino remoto - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Professores decidiram na segunda-feira (16), em assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ), continuar com a paralisação para pressionar a prefeitura a rever a decisão de retomar as aulas. Os profissionais de Educação argumentam que a greve é "em defesa da saúde e da vida e contra o retorno das atividades presenciais escolares, com a manutenção das atividades remotas".

A rede municipal de educação do Rio de Janeiro retoma nesta terça-feira (17) as aulas presenciais para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). Também poderão retornar às escolas os estudantes do projeto de correção de fluxo do Carioca 2.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os 61 mil alunos que estudam nessas séries, em 427 unidades escolares, poderão optar pelas aulas remotas.

As aulas presenciais foram suspensas em março deste ano, devido à pandemia de covid-19. A secretaria informou que os protocolos da Vigilância Sanitária serão cumpridos, com redimensionamento dos espaços utilizados e a disponibilização de produtos de higienização pessoal e do ambiente, como sabonete líquido, máscaras e álcool em gel.

Profissionais e alunos que tenham comorbidades não precisarão retornar ao serviço presencial. A decisão foi tomada com autorização do Comitê Científico da prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Educação.