Contratações na Black Friday e no Natal prometem impulsionar economia

Estudos apontam que 20% dos trabalhadores contratados têm grande probabilidade de serem efetivados - Foto: Divulgação/Governo do Estado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Trabalho e Renda está intermediando, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RJ), vagas temporárias para a Black Friday e o Natal. Este tipo de oferta se apresenta como oportunidade para adquirir novos conhecimentos e experiências ao profissional, potencializando a possibilidade de recolocação de maneira permanente no mercado de trabalho. Estudos apontam que 20% dos trabalhadores contratados têm grande probabilidade de serem efetivados.

"Estamos em busca de vagas temporárias e fixas, mas precisamos que a população vá até os postos do Sine e atualize cadastros ou envie currículo para a nossa central de captação. Assim poderemos atender às demandas do mercado", disse Júlio Saraiva, superintendente de Atendimento ao Trabalhador.

Processo de seleção em andamento

Na primeira semana de outubro, 300 vagas foram ofertadas por uma rede de calçados, e o processo de seleção está em andamento. A central de captação de vagas atende pelo e-mail ‘[email protected]’ e também está à disposição para esclarecimentos de dúvidas.

Segundo o Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda, em uma análise por setores de atividades econômicas no acumulado de janeiro a 13 novembro de 2020, o setor de serviços representou 52,72% do total de 18.958 vagas oferecidas (9.995), seguido pelo comércio, com 26,33% (4.993). Em terceiro lugar ficou a indústria, com 5,87% (1.113).

Em uma análise por ocupações, os destaques foram: vendedor de comércio varejista (11,2%), faxineiro (7,3%), vendedor em domicilio (5,9%), operador de caixa (4,7%) e auxiliar nos serviços de alimentação (3,9%). Juntos, representaram 33% do total de vagas oferecidas (18.958) de janeiro a novembro deste ano.

Com a abertura das vagas temporárias, a expectativa é que esses números aumentem em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Injeção de R$ 6 bilhões na economia fluminense

No último dia 11, o governador em exercício Cláudio Castro anunciou a data do pagamento do 13º salário para os 460 mil servidores públicos (15 de dezembro) e informou que os vencimentos de outubro e novembro seriam quitados antes das datas previstas no calendário oficial. Desta maneira, até a primeira quinzena do próximo mês serão mais de R$ 6 bilhões injetados na economia fluminense num período de cerca de 30 dias.