Vigilância Sanitária faz 37 inspeções durante o feriado

Em três dias, fiscais da pasta, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, aplicaram 24 infrações por diversas irregularidades em estabelecimentos - Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 37 inspeções do dia 20 ao dia 22 de novembro. Em apenas três dias de inspeções do órgão, foram aplicadas 24 infrações por várias irregularidades, entre elas, falta de licença, asseio e condições estruturais de funcionamento.

Foram emitidos 19 autos de infração por falta de asseio, temperatura inadequada, alimentos impróprios ao consumo, falta de licença e alguns sem proteção. E outros cinco editais de interdição - dois parciais e três totais- temperatura inadequada, falta de asseio e falta de condições estruturais.

Entre os estabelecimentos interditados, um supermercado situado na Rua Visconde de Niterói, 518, na Mangueira. Os agentes da PCRJ verificaram que a maioria dos funcionários trabalhava sem fazer uso de suas máscaras de proteção facial. Não havia controle de acesso dos consumidores para o interior do estabelecimento.

Além disso, havia falta de asseio nas dependências, assim como no interior dos equipamentos de frigorificação e na sala reservada à embalagem de alimentos. Os gêneros alimentícios encontravam-se mal acondicionados. No segundo piso, foi encontrado o acúmulo de objetos em desuso, caixas de papelão e produtos segregados, já impróprios ao consumo. Verificou-se ainda vestígios de roedores e de insetos, nas áreas de venda e no setor de depósito. Por fim, os fiscais ainda constataram que a firma funcionava sem o seu devido Licenciamento Sanitário anual.

"É uma maneira de centralizar as ações de todas as coordenações da Vigilância Sanitária e atender a todos os bairros, mapeando e intensificando a fiscalização de olho nas questões higiênico-sanitárias, especialmente neste período de pandemia", afirma Márcia Coelho Coordenadora de Fiscalização do órgão.

Desde o início da pandemia, em março, até hoje, o Instituto da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, fez 12.841 inspeções com foco em coibir o descumprimento das regras de ouro, a falta de condições higiênico-sanitárias, e aglomerações nos estabelecimentos. Foram aplicadas 5.397 infrações, sendo 558 por aglomeração e 340 estabelecimentos foram interditados.