Sancionada lei que institui aplicativo Táxi.Rio

App permite que os taxistas reportem ocorrências como alagamentos, obstrução de vias, problemas na iluminação pública, crimes, entre outras, a partir de sua localização - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionou nesta quarta-feira, 25, o projeto de lei que institui o aplicativo de mobilidade TAXI.RIO CIDADES como plataforma oficial de gestão de táxis na cidade. Os dados produzidos vão integrar os estudos técnicos de mobilidade urbana.

O TAXI.RIO CIDADES possibilita que os motoristas usuários da plataforma se tornem parceiros na gestão da cidade, através da utilização do módulo de zeladoria denominado "taxista informa". O app permite que os taxistas reportem ocorrências como alagamentos, obstrução de vias, problemas na iluminação pública, crimes, entre outras, a partir de sua localização. Os dados são enviados diretamente ao Centro de Operações Rio e à Central de Atendimento ao Cidadão - 1746

A plataforma, desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática – IplanRio e lançada pela Prefeitura em novembro de 2017, contribuiu com o aumento significativo das viagens diárias e, consequentemente, com os rendimentos da categoria. Atualmente, há cerca de 31 mil motoristas e mais de 700 mil passageiros cadastrados no aplicativo do TAXI.RIO CIDADES, tendo realizado mais de 15 milhões de corridas.

- A Prefeitura do Rio tem implementado medidas para aperfeiçoar os serviços, beneficiando os usuários e, sobretudo, os taxistas, tendo em vista a necessidade de dar maior competitividade ao segmento -, afirmou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.

- O TAXI.RIO Cidades evoluiu em funcionalidades e cresceu em usuários nesses 3 anos de existência. Uma solução tecnológica como o Taxi.Rio, pensada para melhorar a vida na cidade, mostra a importância da inovação em projetos de governo, visando oferecer serviços cada vez melhores aos cidadãos -, ressaltou o diretor-presidente da IplanRio, Júlio Urdangarin.

O táxi amarelinho não é apenas patrimônio cultural da cidade, mas um agente que contribui para a economia e, acima de tudo, para a boa imagem da nossa cidade, de suma importância para o setor de turismo.

- É importante que se promova iniciativas que garantam o aquecimento da economia, boas condições de trabalho para o taxista levar o sustento à sua família e segurança para os usuários, que merecem se deslocar com qualidade pela cidade -, destacou Allan Borges, subsecretário de Transportes.

Para o coordenador do TAXI.RIO CIDADES, Lauro Silvestre, com o surgimento do aplicativo, o serviço oferecido aos passageiros teve uma melhora significativa, com a avaliação da postura e prestação de serviço do taxista. - A Prefeitura recebe informações que embasam políticas e estudos de mobilidade. Um exemplo disso é a comunicação que o município tem com a categoria, através do Centro de Operações Rio - disse Silvestre.