Governo do Rio registra baixa procura por testagem da covid-19

Em quatro dias, foram realizados pouco mais da metade da capacidade total dos testes, que era de 6 mil - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa de testagem em massa de covid-19 do Governo do Estado do Rio de Janeiro está tendo baixa procura para a realização de exames. Segundo coordenadores do programa Dados do Bem, o índice de pessoas que não confirmam a realização do exame via aplicativo é bem alta.

Em quatro dias de testes, quase três mil testes foram feitos nas unidades, porém, cada um dos locais tem a capacidade de realizar até quinhentos testes por dia. O download do aplicativo Dados do Bem é gratuito e possui parceria com o Governo do Estado para a realização dos exames em três locais: dois em São Gonçalo e um em Volta Redonda.

No Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos no bairro Colubandê, em São Gonçalo, realizaram 1.134 e 1,086 testes de covid-19, respectivamente. No Hospital Zilda Arns, o número foi ainda menor e apenas 257 pacientes fizeram o teste.

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Fernando Bozza, afirmou que é necessário que a população de interesse em ser testada, já que há grande disponibilidade nos locais e acompanhar a solicitação através do aplicativo. Ainda destaca que, por conta da alta dos números da covid em todo o estado, é importante a testagem em massa para que se saiba o tamanho real do problema a ser enfrentado.