Luto no samba: cantor Ubirany morre no Rio, vítima da covid-19

Sambista foi quem introduziu o repique de mão no mundo do samba - Foto: Marcelo Lacerda/PCR

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O sambista Ubirany Félix do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal, morreu nesta sexta-feira (11) em um hospital do Rio de Janeiro, vítima da covid-19. O cantor tinha 80 anos.

Ubirany foi um dos fundadores do Fundo de Quintal na década de 1970, além de ser o responsável por introduzir o repique de mão no mundo do samba, instrumento esse que se tornou a identificação do grupo que fundou, considerado hoje um dos principais no meio do samba.

O grupo tinha um show marcada para esta sexta-feira a noite, mas o evento foi adiado devido ao falecimento de Ubirany. No final de novembro, o Fundo de Quintal participou da gravação do DVD "Samba de Verão", do Diogo Nogueira, feita em uma balsa em Niterói. O DVD só será lançado no verão do ano que vem.

Ubirany não foi o primeiro do grupo a ser diagnosticado com a doença. Em abril, o cantor Sereno também contraiu a doença, mas não precisou ser hospitalizado.

O grupo Fundo de Quintal divulgou uma nota sobre o falecimento. Veja:

"É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o 'nosso querido' Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo".