Secretaria de Educação divulga planos para o ano letivo de 2021

O secretário Comte Bittencourt afirmou, ainda, que haverá concurso para docentes com disponibilização de 500 vagas no ano que vem - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário estadual de Educação Comte Bittencourt divulgou dois planos para o próximo ano letivo do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (15), na Alerj.

De acordo com os planos, a previsão é de que as aulas iniciem no dia 1º de março. No plano A, as aulas seriam intercaladas entre as modalidades presencial e remota, já o plano B conta com aulas realizadas somente de forma remota.

A escolha do plano a ser seguido para o próximo ano letivo depende da situação da pandemia no estado. Ambos planejamentos foram feitos com orientações das autoridades de saúde.

Até o momento, cerca de 88% dos estudantes da rede estadual já renovaram suas matrículas para 2021, que seguem abertas até a próxima terça-feira (22) e podem ser feitas pela internet, no site Matrícula Fácil.

Comte afirma que asx aulas devem começar com modelo semipresencial do plano A, contando com reforço escolar para cada cinco alunos, mas se o estado ainda estiver en frentando problemas graves por conta da pandemia, as aulas serão unicamente remotas.

Outra mudança estabelecida pelo secretário é a contratação de porteiros para todas as escolas estaduais já que, segundo ele, o retorno semipresencial necessita desses profissionais.

Outros assuntos foram abordados por Bittencourt, como a merenda escolar, kit alimentação - que não será distribuído em janeiro, que é período de férias, pois o estado não tem verba para tal - e a falta de professores. Ainda segundo ele, em 2021 haverá concurso para docentes com disponibilização de 500 vagas.