Testemunhas são ouvidas pelo tribunal do processo de Witzel

Serão ouvidas 27 testemunhas entre as de defesa e acusação - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal Especial Misto ouve nesta quinta-feira (17), a partir das 9h, as 27 testemunhas de acusação e de defesa no processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

A continuidade da ação foi aceita no dia 5 de novembro. As testemunhas que estão em prisão domiciliar ou em presídios podem ser ouvidas por videoconferência.

Entre as testemunhas estão Edmar Santos, ex-secretário de saúde que, em delação premiada, afirmou que Witzel estava envolvido em esquema de corrupção; Mário Peixoto, empresário na operação Tris In Idem, além de ser apontado como o principal articulador do esquema que o governador afastado estaria fazendo parte; e Helena Witzel, esposa de Wilson.

Edmar foi convidado pela própria defesa de Witzel no processo de Impeachment. Outro preso na operação Tris In Idem, o pastor Everaldo, foi convocado para prestar depoimento.

A acusação convocou sete testemunhas: Luiz Roberto Martins Soares, sócio da Organização Social Unir; Lucas Tristão do Carmo, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, aluno de Witzel e acusado de espionar deputados; Everaldo Dias Pereira (Pastor Everaldo); Victor Hugo Amaral Cavalcante Barroso; Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos; Ramon de Paula Neves e Roberto Bertholdo.

Já a defesa de Witzel convocou as seguintes testemunhas: Edmar Santos; Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos; Claudio Alves França; Carlos Alberto Chaves, atual secretário de Saúde; Mario Peixoto; Roberto Bertholdo; Luis Augusto Damasceno Melo; Hormindo Bicudo Neto; Sergio D’Abreu Gama; Felipe de Melo Fonte; Luiz Roberto Martins; Marcus Velhote de Oliveira e Luiz Octávio Martins Mendonça.

Além destes, o relator do Tribunal Misto, Waldeck Carndeiro, convocou o ex-prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier, pai do ex-secretário de Esportes e Lazer Felipe Bornier, e outras sete pessoas: Mario Pereira Marques Neto; Edson da Silva Torres; Gustavo Borges da Silva; Carlos Frederico Verçosa Duboc; Maria Ozana Gomes; Mariana Tomasi Scardua e Bruno José da Costa Kopke Ribeiro.

Witzel foi denunciado por crime de responsabilidade e está afastado desde 28 de agosto pelo prazo de 180 dias. Ele é investigado por suposta participação em fraudes na área da saúde.

O tribunal misto é formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais e presidido pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O interrogatório de Witzel está marcado para amanhã (18), às 16h, ocasião em que deverá apresentar sua defesa. As duas sessões serão no Tribunal Pleno do TJRJ.

 

*Texto com fragmentos da Agência Brasil