Alerj e governo firmam parceria para implantar sede do CAP-Uerj

A assinatura do termo ocorre, nesta quinta-feira, durante encerramento do ano legislativo, que contará com a presença do governador em exercício, Cláudio Castro - Foto: Divulgação/Alerj

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o Governo do Estado vão firmar parceria para que o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ ganhe uma nova sede. Nesta quinta-feira (17/12), às 12h, o presidente do Legislativo fluminense, deputado André Ceciliano (PT), assinará o termo de repasse de R$ 26 milhões aos cofres do Estado para que seja feita a desapropriação de um terreno na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O governador em exercício, Cláudio Casto, participa da cermônia, que encerra as atividades do ano no Parlamento.

“A nova sede é uma antiga reivindicação da comunidade capiana, que merece ocupar um espaço à altura de suas tradições como referência no ensino público, gratuito e de qualidade no Rio de Janeiro. É muito importante que o CAp-UERJ esteja instalado num ambiente pensado para ser um colégio, com uma estrutura que permita a alunos, professores e funcionários desenvolver todo o seu potencial e explorar seus talentos. Que crianças e jovens possam experimentar em aulas no laboratório, que se aprofundem na biblioteca, que possam competir e torcer nas quadras", afirma Ceciliano.

O governador Cláudio Castro deverá assinar a desapropriação do terreno também nesta quinta-feira. A iniciativa vai permitir aumento na oferta de vagas, além da ampliação dos cursos. O novo CAp-UERJ vai ocupar as instalações do antigo Instituto Padre Leonardo Carrescia, que encerrou as atividades no ano passado, depois de 73 anos.

Instituição ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o CAp-UERJ promove formação integral aos estudantes de Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, além de proporcionar experiências de aula aos graduandos da Uerj, voltados à docência. O instituto recebe, ainda, filhos de funcionários e professores.