Prefeitura do Rio suspende cirurgias eletivas na rede pública

Objetivo é redirecionar profissionais de saúde, leitos e insumos para o combate à pandemia de covid-19 - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suspendeu por tempo indeterminado as cirurgias eletivas – aquelas que não são urgentes por não trazerem risco de morte ao paciente – em todos os hospitais da rede municipal de saúde. A medida tomada desde 10/12 foi publicada no Diário Oficial, desta sexta-feira (18), e tem como objetivo redirecionar profissionais de saúde, leitos, insumos e outros materiais para o combate à pandemia de covid-19. A Resolução SMS nº 4628, de 17/12, pode ser acessada no link https://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imprimir_materia/700761/4775 .

As cirurgias oncológicas e cardiovasculares, no entanto, continuarão a ser realizadas, por serem procedimentos que não podem ser adiados – já que podem levar à morte. Os hospitais também continuarão fazendo cirurgias de urgência e emergência, que são aquelas para tratar vítimas de grandes traumas, como acidentes graves de trânsito, ferimentos causados por arma de fogo e incêndios.

"A Prefeitura está atenta ao atual momento da pandemia e é preciso centrar todos os recursos e esforços para combater o avanço do coronavírus e fortalecer a rede hospitalar para tratar a população", afirmou Beatriz Busch, secretária municipal de saúde.