Clube na Avenida Niemeyer é multado por promover aglomeração

Festa não tinha autorização para ser realizada, e foi interrompida por agentes municipais e estaduais - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Equipes da Prefeitura do Rio entraram em ação na noite desta terça-feira (29) para interromper, em atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, uma festa que promovia aglomeração na Avenida Niemeyer, Zona Sul. Assim que tomaram conhecimento do evento no Faro Beach Clube, agentes da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e do Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa) foram ao local. O estabelecimento foi multado, e a festa, suspensa.

O Ivisa lavrou três infrações - duas gravíssimas (uma por aglomeração e outra por falta de uso de máscaras), cada uma de aproximadamente R$ 15 mil. A terceira foi por falta de licença sanitária.

O evento realizado ali nesta terça-feira não foi autorizado pelo Ivisa. O responsável pela festa, que já tinha sido convocado a comparecer, na segunda-feira (28), à sede do Ivisa, será convocado a comparecer novamente nesta quarta (30). O Club Faro já tinha sido notificado pelo Ivisa, em novembro, quando também realizou evento sem autorização.

A Secretaria Municipal de Fazenda informa que o estabelecimento tem alvará para bar, restaurante e clube, mas não tem autorização para realizar eventos desse tipo. Além de multado, o estabelecimento pode ser interditado e ter o alvará cassado.

O evento ocorreu no mesmo dia em que o estado do Rio chegou a marca de 25 mil mortes por covid-19 e 426 mil casos confirmados. Há uma semana, o Rio está na bandeira vermelha da classificação de risco, fato que não acontecia desde julho.

Das nove regiões, cinco estão em bandeira vermelha: a região Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana, Norte e Noroeste, que correspondem a 75% da população do estado.