Campo de Santana é reaberto no Centro do Rio

Além disso, outros 38 parques tiveram o horário de funcionamento ampliado - Foto: Divulgação/SMAC

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após 10 meses fechado, o Campo de Santana, no Centro do Rio, foi reaberto pelo prefeito Eduardo Paes, nesta sexta-feira (8/1), após força-tarefa coordenada pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), que contou com a participação de diferentes secretarias e órgãos. Nesta sexta-feira também foi publicada uma nova resolução da Secretaria do Meio Ambiente com a ampliação do horário dos parques na cidade, que passarão a funcionar das 6h às 17h.

A resolução do Diário Oficial estabelece novos parâmetros para o uso de parques urbanos e naturais, em função da pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas, está a abertura de 38 parques duas horas mais cedo, às 6h, de terça a domingo.

O prefeito Eduardo Paes plantou uma muda de Ficus microcarpa, popularmente conhecida por figueira. Ele destacou o trabalho incansável dos profissionais da prefeitura.

"Devolvemos uma área importante para a cidade. Utilizamos a estrutura própria da prefeitura. Em vez de atender a interesses menores, como era na outra gestão, a estrutura estará focada a devolver ativos importantes para a cidade", destacou Paes.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a medida tem o objetivo de evitar aglomerações e incentivar atividades ao ar livre, com todos os cuidados necessários. Serão aferidas as temperaturas dos visitantes que forem frequentar espaços fechados, como centros de educação ambiental. Funcionários da prefeitura já estão mobilizados, com termômetros, e a entrada de quem tiver mais de 37.8º C não será autorizada.

Será permitido fazer piqueniques com grupo de no máximo 6 pessoas que morem no mesmo domicílio, respeitando o distanciamento de 2 metros entre cada grupo.

"É uma enorme alegria reabrimos o Campo de Santana, um espaço que sintetiza o que queremos fortalecer: uma cidade conectada com suas áreas verdes, com a natureza. Parques urbanos e naturais são locais abertos, e com os cuidados necessários, representam mais qualidade de vida aos cariocas", disse Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente.

Segundo o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, a reabertura do Campo de Santana é a primeira de uma série de ações para a recuperação dos parques e praças do Rio. "A Fundação Parques e Jardins está se reestruturando para que possa se dedicar ao resgate de muitos espaços que foram perdidos e esquecidos nos últimos anos. Nossa meta é tornar a cidade cada vez mais verde e humanizada", observou.

Localizado na Praça da República, o Campo é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio, com 155.000 m² de área verde, bem no coração da Avenida Presidente Vargas. Um dos espaços livres mais tradicionais da cidade, já era utilizado pela população nos tempos coloniais, muito antes do Rio de Janeiro ser habitado pela corte portuguesa. Dois importantes momentos da história brasileira ocorreram ali: a aclamação do Imperador Pedro I e a Proclamação da República.

CAMPO DE SANTANA
Equipes da FPJ, Secretaria do Meio Ambiente, Subprefeitura do Centro, COMLURB, Rioluz, SEOP, Guarda Municipal e da Seconserva trabalharam em conjunto para entregar o parque limpo, organizado e em boas condições de uso.

COMLURB - Foi realizada uma grande operação de limpeza com 47 garis e o apoio de 23 roçadeiras. O trabalho incluiu varrição, roçada e remoção de resíduos.

RIOLUZ - Aumentou os spots de iluminação da rua para dentro do Campo e realizou a manutenção e o religamento dos postes. Foram cerca de 50 lâmpadas trocadas nos postes coloniais, além da reposição de fios.

GUARDA MUNICIPAL - A Guarda Municipal atua com rondas diárias, a pé, de bicicleta e carrinho elétrico. Haverá reforço na segurança.

SECONSERVA - A Secretaria ficou responsável pelos reparos em alguns pontos próximos ao lago.