Prefeitura do Rio lança testagem de Covid-19 por agendamento via app

A prefeitura afirma que o objetivo é realizar a testagem em massa de 450 mil pessoas, contribuindo diretamente para o combate da doença no Rio de Janeiro - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De acordo com a Prefeitura do Rio, moradores da cidade já podem agendar testes de Covid-19 pela central telefônica 1746. Quem usa celular da Apple ainda tem a opção de baixar o app específico (a versão para Android ainda não está disponível). Em todos os casos, o carioca precisará fazer uma autonotificação e declarar que tem sintomas.

A prefeitura afirma que o objetivo é realizar a testagem em massa de 450 mil pessoas. A previsão é que sejam realizados 1,5 mil testes por dia em todas as unidades de saúde. O modelo do teste é o do PCR, que usa cotonetes para colher material do fundo do nariz.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que todas as pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 vão conseguir agendar. “Elas podem ligar, reportar que têm os sintomas, quando tiveram, para que a gente possa fazer uma ligação para esse paciente, avaliar se tem necessidade de teste ou não e fazer o principal, que não foi feito nessa pandemia, que é o rastreamento dos contatos”, detalhou.

Passo a passo

O morador deve digitar o CEP de sua residência; Informar peso e altura; Informar e-mail e celular; Informar se faz parte do grupo de risco, se está grávida ou se tem comorbodades como diabetes, hipertensão ou obesidade; Informar data de início dos sintomas; Marcar de uma lista os sintomas que o paciente teve como tosse, febre acima de 38 gras, dor de garganta, falta de ar, dores musculares, diarreia, dor de barriga, perda de apetite, perda do olfato (cheiro), nausea ou vômito; Informar algum outro sintoma; Responder se realizou exame PCR; e enviar.

Conforme informações, o app indica que, em caso de piora nos sintomas, o paciente deve procurar a Clínica da Família mais próxima Se for o caso, um funcionário da prefeitura entra em contato e indica onde a pessoa pode ser testada.

Material recebido no domingo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, receberam neste domingo (10/01) um lote com 10 mil testes rápidos de antígeno Covid-19, ainda não usados no estado. Além de mais confiável, segundo os especialistas da pasta, esse tipo de exame é mais rápido, podendo fornecer resultados em até 15 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. O material, entregue na Central de Logística da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Jacarepaguá, foi doado pelo grupo de empresários União Rio. O objetivo é testar inicialmente cerca de 450 mil pessoas, já a partir desta semana.

Os novos exames compõem a estratégia de testagem do município, que será ampliada. Eles serão realizados nas unidades básicas de saúde, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Pessoas com até sete dias do início dos sintomas poderão ser testadas. Profissionais de saúde serão capacitados para a realização.