Covid: atualização de dados no Rio aponta 28 regiões com alto risco

No boletim mais recente da Prefeitura do Rio, apenas cinco regiões foram consideradas como local de risco moderado - Foto: Roque de Sá / Agência Senado

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo o  boletim epidemiológico da Prefeitura do Rio, divulgado nesta sexta (15) a cidade do Rio de Janeiro tem 28 regiões com alto risco para Covid-19, dez a mais que na semana passada. Apenas cinco lugares possuem risco moderado, sendo quatro delas em comunidades.

De acordo com os dados, um avanço da disseminação da doença na capital fluminense vem surgindo em comparação com a semana passada, na primeira edição do boletim, que apresentava 18 regiões com risco alto e 15 de risco moderado.

Segundo a Prefeitura do Rio, desde o começo da pandemia, a cidade já registrou mais de 15.950 óbitos pela Covid-19, em um total de 177.569 casos notificados, sendo que 36.258 foram graves.

Os lugares de Maior Risco são: Anchieta, Bangu, Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Centro, Cidade de Deus, Copacabana, Guaratiba, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Inhaúma, Irajá, Jacarepaguá, Lagoa, Madureira, Méier, Pavuna, Penha, Zona Portuária, Ramos, Rio Comprido, Santa Cruz, Santa Teresa, São Cristóvão, Tijuca, Vigário Geral e Vila Isabel.

Risco Moderado: Complexo do Alemão, Jacarezinho, Maré, Realengo e Rocinha.

Mais idosos internados
Nos dados por idade de quem foi contaminado pela Covid-19 no Rio, a maior parte dos pacientes que não precisaram ser hospitalizados estão na faixa etária entre 30 e 49 anos. No entanto, entre os casos que se agravaram, os que precisaram de atendimento hospitalar aumentam entre os mais velhos, principalmente na faixa a partir dos 65 anos.

Entre as comorbidades que contribuíram para o agravamento do quadro e levaram pacientes a serem internados no mês de janeiro no Rio, o primeiro lugar é ocupado pelos problemas no coração. A diabetes e a obesidade também registraram números expressivos.