Rio: vacinação começa nesta segunda, no Cristo Redentor

Primeira vacinação no Estado do Rio será no Cristo Redentor - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inicia nesta segunda (18), às 17h, a vacinação contra a Covid-19, no Cristo Redentor, em cerimônia com presença do governador em exercício Cláudio Castro. Cerca de 600 mil doses chegam ao Rio por volta das 13h de hoje, e serão utilizadas para imunização de profissionais da saúde e idosos acima de 85 anos.

Cláudio Castro, disse que os municípios que se organizarem poderão começar a aplicar a vacina contra a Covid-19 já nesta terça (19), e não na quarta, conforme anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 300 mil pessoas serão contempladas nessa primeira fase, que contará com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.

Conforme o governados em exercício, a CoronaVac chegará a 450 pontos de vacinação em até 36 horas. As vacinas vêm de São Paulo para o Rio por via terrestre. Às 13h, Castro espera estar no centro de distribuição para recebê-las. Posteriormente será feita uma separação e encaminhamento das doses para todos os municípios, que vão cuidar das distribuições dentro das cidades.

Quanto às medidas de restrição, Castro disse que campanhas continuarão até o último dia que for necessário. "Continuamos com todo o trabalho de aumentar leito, de garantir que as pessoas tenham condição de ter leito. Hoje, a nossa taxa de ocupação do estado está, em enfermarias, em torno de 59%, e de CTIs em 68%. O nosso tempo de espera é em torno de 16 horas apenas, que é um tempo muito razoável. E nosso papel é nessas três frentes: garantir a vacina, continuar com as campanhas e também com as fiscalizações e continuar tendo uma rede totalmente disponível para aqueles que precisam", disse.

Para a primeira fase de vacinação foi definido um grupo prioritário que inclui profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos que vivem em asilos e indígenas. Esses grupos, no entanto, devem ser subdivididos em outros menores de acordo com o número de doses que será enviado ao Rio. Com isso, os idosos com mais de 85 anos devem ser priorizados na primeira leva.