Idosos de abrigos do Estado começam a ser vacinados

Idosos de abrigos começam a ser imunizados - Foto: Divulgação/ Governo do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, nesta quarta (20), marca também o início da vacinação nos abrigos da Fundação Leão XIII. A primeira unidade a receber a imunização será a Vila Residencial de Idosos, em Nova Sepetiba, na Zona Oeste, onde residem 48 acolhidos. Além deles, 72 profissionais que atuam no atendimento também serão vacinados.

A vacinação também ocorre hoje no Centro de Recuperação Social (CRS) de Campo Grande. Em seguida, será a vez do CRS de Itaipu, em Niterói. Ao todo, 370 pessoas - entre idosos acolhidos e profissionais das três unidades de acolhimento - serão imunizadas pela CoronaVac.

"É uma emoção muito grande darmos início à vacinação dos nossos idosos. Ao longo da pandemia, investimos em planos de contingência e protocolos de atendimento que têm garantido que nenhum caso de Covid-19 tenha sido registrado até agora. As medidas de segurança e os cuidados vão seguir, claro, mesmo depois da imunização. Mas não podemos deixar de dizer que esta é a vacina da esperança de dias melhores", destaca Andréa Baptista, presidente da Fundação Leão XIII.

Entre os idosos que serão vacinados, Elisa de Santa Rosa, aos 81 anos, conta que, para ela, estar entre os primeiros imunizados é motivo de orgulho. “Eu vou me vacinar e isso é muito bom! Tem muita gente querendo se vacinar e ainda não pode, né? Me sinto muito privilegiada”, diz ela, que dedicou grande parte da vida ao cuidado do outro, sendo auxiliar de enfermagem..

A Fundação Leão XIII, aliás, tem respirado aliviada durante a pandemia. Nenhum caso de Covid-19 foi registrado nos abrigos do órgão. Isso porque todos - acolhidos e profissionais - têm seguido à risca o plano de contingência elaborado. Entre as medidas estão o uso indispensável de EPI, refeições servidas nos quartos, higiene frequente das mãos com água e sabão e a suspensão das visitas.

Abrigo Cristo Redentor

Na terça (19) foi realizada vacinação contra a Covid-19 nos idosos do Abrigo Cristo Redentor, no bairro de Higienópolis, na Zona Norte do Rio. As doses foram aplicadas em 206 abrigados e 256 funcionários, totalizando 462 pessoas.

O primeiro a receber a vacina foi Luiz Cândido Alves, 93 anos. Ele serviu a Marinha e anos depois passou a trabalhar na cozinha do abrigo. Seu Cândido disse que o local virou seu lar, onde passa cultiva uma horta. "Achei que essa hora nunca fosse chegar. Estava ansioso demais. Agora vou aguardar a segunda dose. Agradeço a Deus e ao pessoal do abrigo por estar tendo essa oportunidade", comentou.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, acompanhou a vacinação e destacou a importância de imunizar os idosos que vivem em abrigos. "Esse abrigo é o que comporta mais idosos e, por esse motivo, deve e precisa ser priorizado. Estou trabalhando muito para que todos os acolhidos tenham qualidade de vida. É um dever do estado zelar por eles. Não só o Cristo Redentor mas todos os outros de nossa responsabilidade", afirmou.

A diretora do Abrigo Cristo Redentor, Lícia Mattesco, disse que a vacinação significa o início de uma esperança, pois foram dez meses de isolamento e restrições às famílias. "Uma etapa foi vencida. Agora é aguardar a segunda dose. Aí, sim, nossos acolhidos vão poder reencontrar suas famílias e voltar às atividades que estavam realizando antes da pandemia", concluiu.