Rio entra na última etapa de projeto sobre informática para idosos

Além disso, as pessoas poderão assistir também em todas as redes sociais da secretaria. Os vídeos terão duração em média de 5 a 10 minutos - Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começa nesta segunda(25) o terceiro e último projeto do programa de atendimento aos idosos: o “60+digital”, por meio da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – SMESQV. As videoaulas serão disparadas através do whatsapp, uma vez na semana, todas às segundas-feiras, no período da tarde para cerca de 300 idosos cadastrados no banco de dados.

Além disso, as pessoas poderão assistir também em todas as redes sociais da secretaria (instagram, facebook e youtube). Os vídeos terão duração em média de 5 a 10 minutos. "Mesmo à distância, a secretaria segue trabalhando para manter os idosos ativos. O objetivo da terceira etapa é promover a inclusão digital através dos vídeos sobre como usar as redes sociais, e-mail, whatsapp e outros programas de tecnologia de um jeito mais simples, fácil e lúdico", disse o secretário da pasta, Junior da Lucinha.

O assunto da primeira aula será sobre como configurar o smartphone para o primeiro uso. Os idosos interessados em receber os vídeos de informática pelo celular podem encaminhar uma mensagem para o número 21 96518-2106.

Balanço do “Estamos Juntos”
O projeto “Estamos Juntos”, no ar desde o último dia 12, já recebeu 70 ligações. A maioria do sexo feminino, algumas relatam em conversa com as assistentes sociais que estão com depressão, se sentem sozinhas e que querem voltar logo para as atividades das Casas de Convivência.

Segundo dados do IBGE, o Rio de Janeiro é o estado com maior parcela da população idosa do Brasil, com 18,7% do total dos moradores. Em 2042, 24,5% dos brasileiros serão idosos. Em 1940, eles representavam apenas 2,5%.