No Rio, escolas particulares podem voltar com aulas presenciais

A prefeitura também anunciou que o retorno presencial é facultativo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir da próxima segunda (1º), as escolas e creches particulares poderão voltar com as aulas presenciais, decisão que ficará a critério de cada estabelecimento. No entanto, as regras de segurança sanitária, como aferição de temperatura na chegada, utilização de máscaras, distanciamento mínimo e uso de álcool em gel, deverão ser observadas.

"Seguimos à risca os protocolos sanitários e as medidas de prevenção à Covid", afirmou a diretora da Associação Brasileira de Educação Infantil, Fernanda Cavalcante.

De acordo com ela, uma pesquisa feita pela associação apontou que a maioria das escolas retornará às atividades de forma híbrida — ou seja, alunos cujas famílias optarem pela permanência em casa terão aulas remotas, já os estudantes cujos pais decidirem pela volta aos colégios terão aulas presenciais.

A prefeitura também anunciou a previsão para o retorno das aulas presenciais, que é facultativo. Para isso, os profissionais de educação serão vacinados contra Covid-19 logo depois dos idosos.

Previsão de retornos
24 de fevereiro - fase 1 (pré-escola, 1º ano e 2º ano);
10 ou 17 de março* - fase 2 (3º ao 6º ano e 9º ano, além de creche com crianças a partir de dois anos que sejam filhos de profissionais de saúde e educação);
3 ou 10 de abril* - fase 3 (creche, 6º ao 8º ano, PEJA e classes especiais).

As datas apresentadas com asterisco (*) são datas aproximadas. Elas só valem para as escolas que a Prefeitura do Rio consideram elegíveis, ou seja, aptas a voltar a funcionar. Das 1543 unidades, segundo Ferreirinha, 44 estão em "estado crítico" e não têm condição de retornar.