PF cumpre mandados contra suspeita de irregularidades na UFRJ

Investigados respondem por organização criminosa, peculato e fraudes em licitação - Foto: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quarta  (3) 10 mandados de busca e apreensão na Operação Pronta Emergência, que investiga contratos públicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a PF, pelo menos R$ 6 milhões foram gastos em contratações diretas emergenciais supostamente direcionadas, por dispensa de licitação, celebradas pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ).

Agentes foram para endereços nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Rio Bonito. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal. Os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação. A própria UFRJ apontou a suspeita de direcionamento em uma auditoria, segundo a PF.

No relatório, a universidade afirma ter encontrado incoerência entre preços demonstrados e propostas;
ausência de mapa comparativo dos postulantes; propostas semelhantes, apresentando o mesmo visual, carimbos e logotipos; conexão entre empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, e-mail, telefone e CNPJ.