Detran: dois presos por suspeita de fraude

A dupla é acusada de integrar uma quadrilha que fraudava transferências de veículos - Foto: Divulgação Detran/ Alexandre Simonini

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um despachante e um funcionário terceirizado do Detran foram presos por policiais da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio (DAIRJ). A dupla é acusada de integrar uma quadrilha que fraudava transferências de veículos e zerava pontos de carteiras de habilitação.

O despachante foi alvo da operação Zero Ponto, deflagrada no início de fevereiro, quando foram presos em flagrante seis integrantes do mesmo grupo criminoso. Na ocasião, ele não foi encontrado em casa pelos policiais. Intimado a depor, tentou esconder o telefone celular, mas o aparelho foi localizado pelos agentes num veículo cadastrado em aplicativo para o transporte de passageiros.

A partir da apreensão do celular o homem foi localizado e preso em flagrante. Nas conversas e áudios gravados no aparelho os agentes constataram o vínculo com funcionários públicos e terceirizados do Departamento. Policiais da DAIRJ conseguiram interceptar correspondências do criminoso nas agências dos Correios de São Gonçalo, bem como no Estado do Pará, com o auxílio da Polícia Civil local. Nesse material, havia espelhos de carteiras de identidade e fotografia de terceiros.

O homem deve responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa, falsidade ideológica e falsidade de documento público. Já o funcionário terceirizado, foi preso após a análise das mensagens no celular do despachante e foi apontado pelo preso como um contato que o auxiliava nas fraudes.

Ele atuava no posto do Detran Haddock Lobo, na Tijuca, Zona Norte do Município do Rio de Janeiro.