Rio apresenta 6 regiões com risco alto para Covid-19

De acordo com o sétimo boletim de avaliação por regiões administrativas, divulgado nesta sexta (19), 27 áreas saíram do risco alto e desceram um grau na escala de três níveis - Foto: Marcos de Paula/Divulgação Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Grande parte das áreas do Rio mudaram para risco moderado para Covid-19. No entanto, as restrições continuam por determinação da Prefeitura por conta da chegada das novas variantes ao estado.

De acordo com o sétimo boletim de avaliação por regiões administrativas, divulgado nesta sexta (19), 27 áreas saíram do risco alto e desceram um grau na escala de três níveis. Outras seis áreas, ou quase toda a Zona Sul, ficou no risco alto. É a quinta semana seguida nessa classificação.

Apesar da melhora dos índices na maioria dos bairros, o prefeito Eduardo Paes decidiu manter as restrições do risco alto para toda a cidade. Na prática, o Rio inteiro está laranja, segundo a escala. “Não dá para aceitar aqueles que têm mais condições sendo os mais irresponsáveis. Os trabalhadores que pegam ônibus cheio e BRT estão dando exemplo. Os outros não. Não estamos aqui para sermos babás”, disse Paes.

Segundo o prefeito, medidas de segurança não serão flexibilizadas, por conta da presença de novas cepas da doença. Nesta sexta, o estado confirmou a transmissão local das variantes inglesa e brasileira do coronavírus. Os cinco pacientes se contaminaram em solo fluminense, um deles morreu.

As medidas de proteção à vida não mudam, como a limitação da capacidade de lotação de estabelecimentos, com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas de restaurantes e a proibição de consumo de clientes em pé.

Também segue em vigor que shoppings, supermercados e farmácias devem funcionar com dois terços da capacidade. As boates estão abertas com um quarto do público e sem pista de dança.