Prefeitura ordena retomada de cirurgias e atividades ambulatoriais

Soranz diz que não há justificativa plausível para o fechamento de ambulatórios e interrupção de procedimentos eletivos para atendimento exclusivo de pessoas com coronavírus - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em ato publicado no Diário Oficial, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ordenou o retorno de todas as atividades ambulatoriais e cirurgias eletivas em hospitais municipais do Rio da rede SUS, que estavam suspensas desde o dia 17 de dezembro de 2020. O texto está em vigor desde a última sexta (19).

Na publicação, Soranz diz que não há justificativa plausível para o fechamento de ambulatórios e interrupção de procedimentos eletivos para atendimento exclusivo de pessoas com coronavírus.

O secretário justifica no texto o retorno das atividades elencando a redução no número de internações e mortes por Covid-19 na capital, o aumento de todas as filas para procedimentos eletivos, o que, ressalta, pode causa agravamento no quadro destes pacientes, e destaca ainda o fato de, segundo ele, todos os profissionais de saúde com mais de 60 anos do município já terem sido vacinados.

Além do retorno imediato dos exames e procedimentos, haverá a reabertura integral de todas as agendas das unidades municipais que englobam o Sistema de Regulação (Sisreg) e destaca a grande demanda já prevista para este ano na capital.