Volta às aulas presenciais da rede pública do Rio ocorre com 2,5% de alunos

Nessa primeira fase do plano municipal de volta às aulas, serão recebidos alunos da pré-escola e do 1º e do 2º anos do ensino fundamental - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A rede municipal do Rio voltou nesta quarta (24) a abrir suas escolas. O retorno só ocorrerá em 38 das 1.543 unidades, o equivalente a 2,5% do total. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 87% dos professores estão aptos a retomar o trabalho presencial. Mas nem 1% dos alunos da rede poderá ser acolhido nas escolas hoje. Enquanto isso, em meio aos desafios do ensino remoto, cerca de 640 mil estudantes seguem sem saber quando poderão retornar à sala de aula.

Nessa primeira fase do plano municipal de volta às aulas, serão recebidos alunos da pré-escola e do 1º e do 2º anos do ensino fundamental. Na segunda fase, marcada para o dia 17 de março, turmas de creches, 3º ao 6º e 9º anos poderão voltar parcialmente. Na terceira, dia 31 de março, mais alunos de creches, 6º a 8º ano, o Programa de Educação para Jovens e Adultos e Classes Especiais podem voltar.

Segundo a pasta, as turmas que poderão ser recebidas nas escolas a partir de hoje somam 7.730 alunos. O número de estudantes presentes nas 38 unidades dependerá da taxa de adesão ao ensino remoto, que é facultativo, e também da situação epidemiológica de cada Região Administrativa. Atualmente, todas estão classificadas com risco alto para a Covid-19, e por isso as salas de aula estarão limitadas a 50% de sua capacidade normal. Assim, por ora, apenas 3.865 alunos terão direito ao ensino presencial.